sábado, 7 de novembro de 2009

Perspectivas clássica e humanística da Administração

A evolução da administração traz uma considerável reflexão a respeito da mudança de pensamento sobre o ato de administrar. No passado, a forma de administrar era relacionada à produção, e Taylor acaba sendo o grande exemplo deste pensamento. Para Taylor, o importante era a eficiência no processo produtivo, ou seja, o importante era melhorar a forma de executar a tarefa. Fayol já pensava um pouco diferente, pois ele não demonstrava preocupação direta com a tarefa, mas sim com o "processo administrativo", como a forma de administrar, trazendo conceitos como: planejar, organizar, dirigir e controlar. Para Weber, o importante era grarantir o controle organizacional por meio de níveis de autoridade. Para isso, ele trouxe a importância da hierarquia.
Após o período clássico, a administração passou por uma grande mudança de pensamento com a chegada do período humanístico, quando a importância do ser humando foi evidênciada. A discussão inicial feita por Elton Mayo, que trazia uma reflexão sobre motivar o ser humano por meio de mudanças em uma organização (Western Eletric Company), com a finalidade de aumentar a produtividade. Tal estudo ficou conhecido como escola das relações humanas. Após isto, a escola comportamentalista trouxe uma grande refleção sobre a motivação humana. Esta análise diretamente psicológica foi trazida para a adiministração e diversos autores foram responsáveis por modelos na busca de explicar a motivação humana, como Maslow, Alderfer e Herzberg. Liderença também fez parte da escola comportamentalista, cujo maior autor foi MacGregor. Para finalizar o período humanístico, houve a notável participação do sociólogo Amitai Etzioni, trazendo a teoria estruturalista que faz uma análise das empresas como sistemas abertos.

Houve mesmo muitas mudanças na administração durante estes dois grandes períodos. Como podemos obervar estas mudanças nas empresas dos dias de hoje? Como estas teorias influenciaram a administração atual? Essas duas perguntas sem dúvida trazem grandes pontos de análise...

Postado por: Fabio Mello Fagundes
contato: www.fabiofagundes.com / contato@fabiofagundes.com

32 comentários:

  1. 2ºA
    Escrito por: Edson, Edson, Ivan, Leonardo, Thiago, Wander

    1-) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    R: A principal mudança é em relação ao método que é estudado para produzir mais, pois todas as organizações pensam em produzir mais, porém no período clássico a forma de incentivo era mais materializado e simplório, já no período humanístico a produtividade também foi estudado, porém com técnicas visando o trabalhador como humano e não com parte da produção.

    2-) Qual a diferença básica entre a escola das relações humanas e comportamentalista?

    R: A escola das relações humanas enfatizou que a organização deve ser tratada com um grupo de pessoas, e não apenas funcionário, nessa escola enfatizou-se que para o colaborador produzir mais, as motivações devem ser feitas para gerar um bem estar, a escola das relações humanas é muito inspirada em sistemas de psicologia. Já a teoria comportamentalista como o nome diz, tem preocupação com o comportamento organizacional, na teoria comportamentalista a sociologia foi definitivamente incorporada na administração.

    3-) Qual a base de pensamento estruturalista?

    R: O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes, pode-se dizer que essa é a base de pensamento do teoria estruturalista, outro fator importante que a teoria diz, é em relação as mudança, que devem ocorrer de forma estruturada.

    4-) Quando as mudanças ocorreram quando se fala em organização com estrutura aberta?

    R: As mudanças ocorreram de acordo com as variáveis do mercado e de outra organização do mesmo ramo de atividade ou do mesmo segmento. As organizações de sistema aberto interagem entre si e são dinâmicas.

    5-) Qual a empresa nos dias de hoje, por exemplo a sua, como estas teorias ajudam no momento da administração.

    R: Essas teorias são de suma importância para as organizações pois de modo geral criou-se um ambiente melhor de trabalho, pois o funcionário obteve mais valor dentro da organização, esse “reconhecimento” veio através de incentivos e motivações, que foram buscar o que realmente tinha valor para um funcionário. Outro fator interessante é a concepção da importância de estudar e analisar o mercado externo para manter-se atualizado e antecipar-se do seu concorrente, com informações privilegiadas.

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  2. Escrito por: Valmor,Alana,Mariane,Gislaine.

    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Pode-se perceber que os dois períodos em estudo têm diferentes concepções a respeito da natureza humana. Onde a teoria clássica procura ver o homem com um ser que não gosta de trabalhar, prefere ser dirigido. Por outro lado o período humanístico passa a ver o homem como um ser que gosta de trabalhar e assume responsabilidades desde que auxiliado e motivado a liberar seu potencial, isso sempre focando a produtividade. O período humanístico propõe uma administração participativa, galgada principalmente nos valores humanos e sociais. Já o período clássico tem seu foco voltado a uma administração, centrada nos controles rígidos impostos ao indivíduo.

    2- Qual a diferença básica entre a escola das relações humanas e comportamentalista?

    A Escola de Relações Humanas defende o papel do homem social, os grupos informais e a participação dos colaboradores no processo de tomada de decisão as questões humanistas são levadas em conta para o indivíduo produzir mais e melhor com menos esforços.A Escola Comportamentalista influência a motivação humana na administração, bem como sua repercussão sobre a moral e a atitude das pessoas; a constatação de que as teorias motivacionais não são absolutas, e sim relativas; os estilos de administração e os sistemas de administração e suas repercussões para a moral e a performance organizacional, a escola Comportamentalista é uma reestruturação da Escola de Relações Humanas.

    3- Qual a base de pensamento estruturalista?

    A Escola Estruturalista demonstra a importância do método para o desenvolvimento de estudos comparativos, assim como a importância da escola por meio de uma abordagem mais ampla da administração. Foi a primeira escola a tratar a organização como um sistema aberto, ou seja, com interfaces como o meio.Os fundamentos que caracterizam a escola são por exemplo: O conceito de homem organizacional, os conflitos como inevitáveis, os incentivos mistos a abordagem múltipla da administração, relação da organização com o ambiente externo direto e indireto.

    4- Quando as mudanças ocorreram quando se fala em organização com estrutura aberta?

    As mudanças ocorreram a quando o mercado buscou diversidade de produtos, assim foi necessário se aliar as outras organizações. O Subsistema institucional é o responsável pelas transações da organização com o meio ambiente em que atua. A abordagem dá ênfase à relação entre a estrutura (organização) e o meio que lhe dá suporte, pois sem entradas continuas a estrutura termina por se deteriorar. E a forma de manter essa estrutura aberta é fortalecer sua principal fonte inovadora, interagindo com outras organizações em busca de métodos inovadores para ser competitivo.

    5- Qual a empresa nos dias de hoje, por exemplo, a sua, como estas teorias ajudam no momento da administração.

    A utilização eficiente e eficaz do conhecimento proporcionado e disponibilizado através de diversas teorias desenvolvidas passa a constituir um recurso valido para as organizações e seus indivíduos, cria vantagem competitiva a aquelas que o primeiro utilizarem o conhecimento.
    As mudanças constantes exigem de todos os indivíduos um compromisso com a melhoria contínua em busca de novas e melhores maneiras de realizar o trabalho, as organizações devem estar em constantes criações de novos produtos e serviços.
    Faz-se necessário no momento atual investir em formação e reciclagem de competências, criando assim um comportamento e uma relação de interdependência onde as organizações que dependem de profissionais altamente motivados e competentes, e estes precisam delas para se realizarem. Assim é sabido que várias empresas hoje utilizam destas teorias para continuarem competitivas no mercado atual.

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  3. Escrito por: Francielle Azevedo, Jeanifer, José Augusto, Juarez

    1 – Quais são as grandes mudanças na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Como sabemos, na teoria clássica, o homem deixou de ser tratado como máquina. Nós temos que dar motivação e incentivos no trabalho, estudando as relações interpessoais e sociais de nossos funcionários, dentro da organização.

    2 – Qual a diferença básica entre escola das relações humanas e comportamentalista?

    A teoria humanística é abordada os aspectos psicológicos a buscar a entender as atividades de sentimento dos trabalhadores na formação de grupos
    E a escola comportamentalista é estudada o comportamento humano dentro das organizações.

    3 – Qual a base do pensamento estruturalista?

    As teorias anteriores ao pensamento estruturalista, eram abordadas apenas em sistemas fechados. E na base do pensamento estruturalista são estudados os aspectos internos e externos das organizações. Ou seja, as organizações são tratadas como um sistema aberto.

    4 – Qual a mudança quando se fala: “Organizações como sistemas abertos” ?

    Significa dizer que a partir dessa teoria olhamos muito além do que simplesmente o nosso emprego, começamos a prestar atenção em tudo no que está em volta do meio ambiente, a sociedade, ou seja, deixamos de focar a administração não só na parte interna e externa, mas onde tudo está em ambiente de interação.

    5 – Para uma empresa nos dias de hoje, por exemplo a sua, como estas teorias ajudam no funcionamento da administração?

    As teorias nos ajudam a entender processos essenciais. Ela é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. A teoria é aquela que embasa todas as nossas ações dentro da organização e sobre todos os seus stakeholders. Todas as teorias da administração são produtos do ambiente, forças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e culturais. Situações de nosso dia-a-dia são bem claras das teorias administrativas, pois em cada situação vemos a relação com as teorias. É importante salientar, que não existe uma teoria, modelo ou padrão para os acontecimentos, e a teoria que é eficaz em um determinado lugar pode não ser eficaz em outro determinado local.

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  4. 1)Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Na teoria clássica, a estrutura era mecanicista, impessoal, não levava em consideração o fator humano, as necessidades e sentimentos do trabalhador. Previa muitas regras e regulamentos a fim de estabelecer o comportamento formal dentro da organização. Tinha foco no trabalho e nas necessidades econômicas dos trabalhadores, tentando maximizar as recompensas, dando ênfase na ordem e na racionalidade, o que gerava alienação no trabalho e insatisfação. No período humanístico, a organização era tratada como sistema social, na qual o comportamento dos colaboradores era produto de sentimentos e atitudes. Tinha foco nos pequenos grupos e nas qualidades humanas e emocionais dos empregados, dando ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas, resultando em empregados felizes que tentam produzir cada vez mais.

    2)Qual a diferença básica entre escola das relações humanas e comportamentalista?

    A teoria das relações humanas foi construída com base na teoria clássica, enquanto a teoria comportamentalista, embora na seqüência de estudos sobre o fator humano nas organizações, vê sua grande diferença na incorporação de estudos psico e sociológicos para a formação de teorias melhores embasadas. Temos a motivação como o principal estudo da abordagem comportamentalista.


    3)Qual a base do pensamento estruturalista?

    O pensamento estruturalista tem como base que a organização é um sistema social aberto e deliberadamente construído; que os conflitos são inevitáveis e às vezes até desejáveis, na questão de relacionamento entre empresa e empregado; que os incentivos mistos são recomendados para a motivação dos empregados, em lugar de recompensas materiais; a caracterização do homem como “homem organizacional”; tudo isso visando máximos resultados, assim como na escola Clássica, em oposto ao comportamentalismo.

    4)Qual a mudança quando se fala em “organizações como sistemas abertos”?

    Pensar em organizações como sistemas abertos significa pensar que as empresas interagem entre si, ou seja, todas as decisões ou posições de uma empresa têm reflexo no mercado e, pela lógica, em outras empresas. Quer dizer que existe uma relação, mesmo que indireta, informal, entre tudo o que uma empresa faz e o mercado como um todo.

    5)Para a empresa nos dias de hoje, por exemplo, a sua, como estas teorias ajudam no funcionamento da administração?

    Embora não fora escolhida uma (ou algumas) teorias para serem utilizadas como padrão dentro da empresa, vemos que existem várias características ligadas às teorias, como por exemplo: a questão burocracia, autoridade, adequação do melhor funcionário à função, pagamento por produtividade e motivação, treinamento de funcionários, divisão do trabalho em linha de montagem, entre muitos outros. Vale ressaltar que mudanças são feitas de acordo com a necessidade da empresa, abordagens diferentes para diferentes situações. As teorias fundamentam com seus estudos o resultado de determinada ação, de determinada abordagem, o que torna a administração mais eficiente e eficaz, pressupondo que o administrador esteja apto a aplicá-las de forma correta.

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  5. Cynthia, Daniel, Regis, Silvana

    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    A administração deixa de ver as pessoas como instrumento de produção, que deveriam estar sob um sistema de autoridade, sendo este um fluxo de cima para baixo. A perspectiva humanística traz o enfoque no elemento humano e no comportamento coletivo, afirmando que as motivações estimulam e influenciam o homem, especialmente as originadas no meio sócio-cultural, dentro e fora do ambiente de trabalho.

    2) Qual a diferença básica entre escola das relações humanas e comportamentalista?

    A teoria das relações humanas tem enfoque maior no trabalho em equipe, ou seja, no homem e seu grupo social e a preocupação com aspectos psico-sociais.
    Denominada novas relações humanas, a teoria comportamentalista veio com o intuito de consolidar a teoria das relações humanas nas teorias organizacionais com uma maior valorização no comportamento de cada indivíduo vendo-o como um agente tomador de decisões.


    3) Qual a base do pensamento estruturalista?

    O pensamento estruturalista analisa fatores internos e externos, acompanha e analisa os impactos que a empresa pode sofrer e promove as mudanças necessárias para que a organização se ajuste as necessidades segundo os hábitos dos clientes por exemplo. Verificam-se fatias de mercado reconhecendo os fenômenos organizacionais interligados de forma estruturada.

    4) Qual a mudança quando se falam em “organizações como sistemas abertos”?

    Tratar a organização como um agente interligado com o ambiente ao se redor, influenciando e sofrendo influencias. O simples ação da empresa em saber o nível de satisfação de seus cliente com seus produto promove a mudança de procedimentos para a adequação do mesmo para atender a necessidade. Apesar de muitos autores terem seguido a teoria das organizações, dois deles tiveram papel de destaque: Daniel Kartz e Robert L. Kahn. Eles defendem que a Teoria Geral é um sistema aberto, dependente da importação de insumos do meio ambiente e de outras instituições para suprir necessidades de energia, matéria-prima e até pessoas. Ou seja, nenhuma estrutura social é auto-suficiente.

    5) Para uma empresa nos dias de hoje (por exemplo, a sua) como estas teorias ajudam no funcionamento da administração?

    Ajuda de varias formas, a empresa necessita de processos bem definidos e pessoas motivadas para operacionalizá-la. Por tratar-se de uma agência de publicidade é essencial analisar de forma ampla todo o ambiente em que esta inserida para que consiga aproveitar as oportunidades e prevenir-se das ameaças.

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  6. Ana Paula, Eder, Francieli Pacheco, Jean

    Atividade – Abordagem Humanística

    1) No período Humanístico surge uma preocupação em valorizar o ser humano, seus conhecimentos e suas necessidades gerando uma relação mais amistosa e informal entre a empresa e os funcionários. A partir disso, o foco se volta para a seleção dos empregados, treinamento, motivação, o que é contraditório ao período Clássico em que a empresa deveria ter apenas uma ligação formal com o funcionário, que era totalmente focado na operação, no material e econômico, esquecendo o lado humano e motivacional dos colaboradores.


    2) A diferença é que a Escola das Relações Humanas busca as necessidades dos indivíduos dentro da empresa, para que se desenvolvam melhor gerando conhecimento aplicável à organização. Já a Escola Comportamentalista preocupa-se em motivar os funcionários a preencher uma necessidade ou expectativa pessoal alcançando as metas desejadas pela empresa.


    3) A base do pensamento estruturalista é o estudo tanto dos fatos internos como dos externos de uma organização, fazendo uma análise comparativa, reconhecendo os fenômenos organizacionais que se interligam e integram de uma forma que qualquer mudança acaba afetando todas as partes.


    4) Organizações como sistemas abertos pode ser determinado como um conjunto de elementos que influenciam e são influenciados no ambiente de determinada empresa. Ou seja, uma empresa nunca se constitui e se mantém sozinha, uma mudança de um fornecedor pode acarretar mudanças em sua empresa e uma mudança em sua empresa pode acarretar diversas influências em seus takeholders (termo usado para definir as empresas que influenciam o seu meio como exemplo clientes ou fornecedores).


    5) Essas teorias são de extrema importância para a evolução das organizações, analisando pontos nunca antes notados nas escolas precedentes, se tornam mais detalhistas e aprofundadas evitando perdas na produção, como exemplo, sem ter o conhecimento da motivação pessoal de um funcionário seu rendimento baixa e consequentemente o rendimento da produção e as metas almejadas pela empresa se tornam distantes.

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  7. 2A
    Luana S., Herick, Josiane, Phillip.


    1) A principal mudança ocorreu em relação a visão sobre os colaboradores. Até o período clássico os trabalhadores eram vistos somente como máquinas. A classe burguesa detentora dos meios de produção visava a classe proletariada como ferramentas na linha de produção; os trabalhadores tinham jornada de trabalho acima de dez horas, o trabalho era desgastante e desconfortável, não existiam descanço e até mesmo as crianças trabalhavam arduarmente. Já no período humanistico o trabalhador foi mais valorizado. As empresas utilizaram a partir de estudos psicológicos e sociologicos, teorias motivacionais e de liderança. Estas detinham o propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador (dentro da empresa) e consequentemente aumentar a produção.

    2) A maior diferença entre as escolas deve-se a escola das relações humanas. Trata do comportamento humano perante o grupo social, ou seja, passa-se a se preocupar então, aos aspectos psicológicos e sociológicos. Já a escola estruturalista focava as relações humanas nas organizações, ou seja, um estudo mais amplo e integral, externo e interno.

    3) O estruturalismo visa as relações humanas de modo expressamente sistematico. Todas as organizações são interligadas e sofrem influências internas e externas de tudo o que está ao redor.

    4) A expressão tem o sentida da influência que as empresas podem exercer ou sofrer, interna ou externamente. Entende-se como um todo, qualquer inovação, tecnologia, teoria, entre outros.

    5) As teorias humanistícas são de fundamental importância na administração comtemporânea. Suas contribuições permitem um estudo científico na área de marketing e planejamento estratégico, melhores relações no ambiente interno das empresas e teorias motivacionais e de liderança que permitem maior produtividade e sistemas gerenciais inteligentes.

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  8. Escrito por: (2A) Diegos, Luana C., Pitter, Thalyta e Wilson.

    1. Quais são as grandes mudanças que aconteceram na Administração no período humanístico em comparação ao Período Clássico?
    R: A abordagem humanística da administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos e formais da administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho, a adaptação do trabalho ao trabalhador.
    Quase na mesma época em que Taylor desenvolvia a Administração Científica, desenvolvia-se na França, por Henri Fayol, em 1916, a Teoria Clássica que se caracterizava pela “ênfase na tarefa realizada pelo trabalhador”, isto é, tendo como princípios: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; unidade de comando e direção; centralização e hierarquia ou cadeia escalar.
    2. Qual a diferença básica entre escola das relações humanas e comportamentalistas?
    R: Relações humanas: ela busca as necessidades dos indivíduos dentro da empresa para que eles se desenvolvam melhor e tendo um bom desempenho dentro da empresa.
    Já Comportamentalista ela se preocupa em motivar os funcionários para que eles sempre alcancem as metas que a empresa deseja, preenchendo uma necessidade ou expectativa.
    3. Qual a base de pensamento estruturalista?
    R: O Estruturalismo entende que as organizações são sistemas abertos, que possuem uma constante relação de intercâmbio com seu ambiente e que a burocracia limita o universo de ação. Podemos afirmar que o Estruturalismo considera os fenômenos ou elementos com referência a uma totalidade, considerando o seu valor de posição.

    4. Qual a mudança quando se fala em “organizações como sistemas abertos”.
    R: As organizações de sistema aberto são aquelas que tomam entrada do ambiente (saídas de outros sistemas) e, por meio de uma série de atividades, transformam ou convertem estas entradas e saídas (entradas de outros sistemas), para alcançar algum objetivo.
    Quatro características do sistema aberto são:
    - Interação com o ambiente: trocas necessárias para a sobrevivência pela não auto – suficiência dos sistemas;
    - Sinergia: o resultado de um sistema aberto é sempre maior que a soma das partes envolvidas;
    - Equilíbrio econômico: processo de manutenção do balanceamento interno, necessária para a sobrevivência, pela obtenção dos recursos do meio ambiente.
    - Equifinalidade: alcance dos mesmos resultados por diferentes meios, em condições que são mais do que ligações fixas de causa-efeito, o que significa que recursos podem ser utilizados de muitas maneiras, e ser obtidos resultados satisfatórios.
    5. Para uma empresa nos dias de hoje, por exemplo, a sua. Como estas teorias ajudam no funcionamento da administração?
    R: Procuram estabelecer uma empresa organizada e mantendo a com um padrão de qualidade e a rentabilidade da empresa. Dando suporte aos funcionários, com cursos de aperfeiçoamento em suas designadas atividades, procurando dar uma oportunidade para que possam estar crescendo dentro da mesma, e cada vez mais estarem sendo reconhecidos, por estarem se atualizando conforme a modernização das máquinas e também com isso ganhando tempo e produtividade.

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  9. 2A - Escrito por: Patrícia, Marília, Mariza e Marcos V.

    01 – QUAIS SÃO AS GRANDES MUDANÇAS QUE ACONTECEM NA ADMINISTRAÇÃO NO PERIODO HUMANISTICO EM COMPARAÇÃO AO PERIODO CLASSICO?
    R – NO PERIODO CLASSICO O FOCO DO ESTUDO ESTAVA PRODUTIVIDADE VISANDO O LUCRO, JÁ NO PERIODO HUMANISTICO ESTES ESTUDOS BUSCAVAM MELHORAR AS CONDIÇÕES DO HOMEM , ATRAVES DO ESTUDO DO SEU AMBIENTE DE TRABALHO – ILUMINAÇÃO – DIFERENCIAÇÃO NA FORMA DE PAGAMENTO, PAGAMENTO POR PRODUÇÃO EM GRUPO COM INTERVALOS ENTRE A PRODUÇÃO.

    2 – QUAL A DIFERENÇA BASICA ENTRE ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS E COMPORTAMENTALISTA?
    R – NA HUMANISTICA, O FUNCIONARIO SENTIA-SE VALORIZADO, TINHA CREDIBILIDADE . ACREDITAVA-SE QUE O TRABALHADOR, POR SER VALORIZADO, TERIA UM RENDIMENTO MELHOR. JÁ NA COMPORTAMENTALISTA, A DISCUÇÃO GIRA EM TORNO DOS FATORES DA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COM A ANALISE DE MASLOW DEFININDO E DIFERENCIANDO PRIORIDADES E NECESSIDADES.

    3 – QUAL A BASE DO PENSAMENTO ESTRUTURALISTA?
    R – INTERELACIONAR AS ORGANIZAÇÕES COM SEU AMBIENTE EXTERNO , QUE É A SOCIEDADE MAIOR, OU SEJA, A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES CARACTERIZADA PELA INTERDEPENDENCIA ENTRE AS ORGANIZAÇÕES.

    4 – QUAL A MUDANÇA QUANDO SE FALA EM “ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMA ABERTO”?
    R – É UM SISTEMA ONDE AS MUDANÇAS GERAM UMA RELAÇÃO DE EFEITO E DEPENDENCIA ENTRE OUTRAS EMPRESAS E O MERCADO EM SI DE MODO QUE AS ORGANIZAÇÕES ESTEJAM CONTINUAMENTE “ESTADO DE FLUXO”.

    5 – PARA UMA EMPRESA NOS DIAS DE HOJE, POR EXEMPLO A SUA, COMO ESTAS TEORIAS AJUDAM NO FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO?
    R – OBSERVAMOS NAS EMPRESAS VARIOS SISTEMAS ADOTADOS CONFORME AS TEORIAS . EXEMPLO :
     HORA EXTRA
     PLANO DE CARGOS E SALARIOS
     BENEFICIOS, PARTICIPAÇÃO NOS lucros
     PREOCUPAÇÃO COM A ERGONOMIA
     SURGIMENTO DA CLT, E OUTROS.

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  10. 1° período de Administração e Contábeis.
    Escrito por: Andressa Cristine, Beatriz, Jociane, Marina, Tomas e Vinicius

    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na Administração no Período Humanístico em comparação ao Período Clássico ?
    No Período Clássico, o homem é visto como homem econômico que só pensa em dinheiro, prevalece o modelo mecanicista, onde a uma grande preocupação com a produção. No Período Humanístico surge uma discução sobre o ser humano em como aumentar a produtividade, mas de uma maneira diferente, observa-se o ambiente de trabalho, a iluminação, Reles, entrevista, pagamento por produção em grupo (Elton Mayo). Maslow cria a piramide da necessidade, que percebemos que a uma preocupação com o ser humano, que se estiver satisfeito produzirá mais.


    2- Quais as diferenças entre as três escolas do Período Humanístico ?
    Escola das Relações Humanas : Elton Mayo; motivação do trabalho por meio de quatro fatores ( estudo de iluminação, Reles, entrevista, pagamento por produção em grupo).
    Escola Comportamentalista : Maslow; fatores influenciam o ser humano, dois pontos são discutidos direção e liderança ( Abran Maslow cria a piramide das necessidades, realização, estima, amor relacionamento, segurança, fisiologia.
    Escola Estruturalista : A uma preocupação também com o ambiente externo.


    3- Nos dia de hoje, como as teorias do Período Humanístico ajudam ao funcionamento da Administração ?
    Com certeza se não fosse a teoria Humanítica, estariamos trabalhando como máquinas e sem benefício algum.

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  11. Por: Emerson, Ralf, Anderson, Andréia e Daniele Valle 2° P Cont - Opet


    RELAÇÃO OU OPOSIÇÃO ENTRE O PERÍODO CLÁSSICO E O HUMANÍSTICO?


    Período Clássico

    Primeiro: Teoria da Administração Cientifica
    Frederick Taylor, procurou demonstrar através da administração cientifica, que era possível aumentar a produtividade com a padronização dos processos de produção, o que diminuiria a perda de tempo na execução dos produtos. Ele olhava para o operário como maquina, seu valor agregado era se produzia, se não produzia trocava-se por outro que produzisse.
    Segundo: Teoria da Administração
    Henri Fayol, surgiu pela necessidade de se estruturar as empresas, definindo uma hierarquia simples (planejar, organizar, dirigir e controlar), de gerencia e administração, não se importava com o processo produtivo (deixe que Taylor os faça trabalhar).
    Terceiro: Teoria da Burocracia
    Max Weber, surge e começa a demonstrar que a empresa para funcionar precisa de hierarquia de poderes, desenvolver processos produtivos e organizacionais, onde se possa determinar como e quando será feito, de que forma faremos, como organizaremos, como estocaremos, como, como, como... (surge a burocracia).

    Período Humanístico

    Primeiro: Escola das Relações Humanas
    Elton Mayo, produz um estudo de 5 anos com um grupo de trabalhadores ao qual submete a mudanças, essas mudanças são para o bem estar do funcionário, pois segundo ele “Respeito e boas ações Compensao a longo prazo”, sua visão é proporcionar ao trabalhador condições adequadas de trabalho, e pagamento em grupo.
    Segundo: Escola Comportamentalista
    Abhram Maslov, produz a teoria das necessidades, onde através de uma pirâmide ele demonstra o as necessidades dos trabalhadores. Seu objetivo é entender o comportamento humano pela visão pscologica, ou seja pela motivação, descobrir o que motiva o ser humano (Fisiológica, Segurança, Relacionamento, Estima e Realização Pessoal).
    Terceiro: Escola Estruturalista
    Amitai Etzioni, coloca em cheque todas as teorias anteriores, ao conflitar as teorias clássicas e das relações humanas, pois ele analisa a empresa, os trabalhadores, fornecedores e clientes.

    Resumo Geral: O Período clássico se preocupa somente com o material e Período Humanístico com psicossocial, e o estruturalista que analisa a empresa como um todo, envolvendo todo o sistema de produção, administração e distribuição dos produtos. Ou seja, ao mesmo tempo em que se opõem tambem se unem a fim de único objetivo, lucro operacional da empresa. Todos os estudos por mais que definam, baseiem e incentivem os trabalhadores, acabam por fornecer aos gestores e administradores, o lucro final tão esperado.

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  12. Danielli Souza
    1º C

    Quastão 1
    R: Na teoria classica de Taylor, Fayol e Weber tinha - se a preocupação com a tarefa, na estrutura e na autoridade respectivamente, a Teoria Humanística traz a visão de que as pessoas fazem parte da organização.

    Questão 2
    R: Escola das Relações Humanas, teve a preocupação de Mayo nas mudanças organizacionais para aumentar a produtividade.
    Escola Comportamentalista: estudiosos desta escola tiveram a motivação e liderança para estudar os individuos e grupos nas organizações.
    Escola Estruturalista: o estruturalismo foi talvez a primeira abordagem a reconhcer a importância do conceito de sistema aberto, isto é, da interação entre as instituições humanas e o ambiente onde elas de incerem.

    Questão 3:
    Sim, pois vemos em vários tipos de organização que existentes hoje, um pouco de cada escola humanística, toda empresa precisa de um grande líder, de motivação aos seus colaboradores para se ter uma produção e alcançar as metas, e principalmente ter um planejamento dos fatores internos e externos que podem influenciar a empresa.

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  13. por:Amanda Polak, Dionislam Ribas, Marcelo Mulinari e Vinicius Anselmo.
    2° período, cont. Opet

    Período Humanístico da Administração

    O período humanístico trouxe algumas mudanças para a administração, neste período deixou-se um pouco de lado as preocupações voltadas apenas para os processos ligados a produção, e começou a surgir estudiosos que por meio de diversas teorias explicaram como através de algumas mudanças nas empresas , ou pensando mais no trabalhador, estudando formas de liderança e motivação, criando organizações como sistema aberto, poderia se melhorar o funcionamento da empresa melhorando a produção.

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  14. Otavio, Eduardo, Janete, Silvana, Francisco - 1a opet

    Questão 1 Quais foram as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    No período clássico a preocupação era somente na produção, nessa época estudavam métodos para que os funcionários não perdessem tempo com movimentos imprecisos, o trabalhador era visto como uma máquina onde ele apenas realizava a tarefa que lhe foi passada. Já o período humanístico trouxe a mudança nas relações interpessoais e sociais da organização, o foco passou a ser o bem estar do funcionário, a comunicação entre funcionário e o chefe já não era tão distante. A mudança foi a transferência dos aspectos formais e técnicos da Administração, para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho, essa teoria aborda o lado humano do trabalhador.

    Questão 2 Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico?

    Escola das relações humanas.
    Ênfase: pessoas.Enfatizou a importância da satisfação humana para a produtividade, sentimentos, atitudes e relações interpessoais passaram a ser enfocadas, uma vez que teriam uma relação direta com os objetivos pretendidos pela organização.

    Escola comportamentalista.
    Fundamenta-se no comportamento individual e observa as necessidades de cada pessoa, nessa escola percebe-se que o ser humano quando motivado a produção é mais satisfatória.

    Escola estruturalista.
    Relaciona as mudanças da organização com as mudanças da sociedade, levando em conta que fatos ocorridos tanto interno quanto externos podem afetar todas as partes de uma organização.

    Questão 3 Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?

    Ajudou pelo fato de pensarem também nas necessidades do funcionário, e não apenas nas da empresa. Após aplicada as teorias do período humanístico, surgiram vários benefícios aos funcionários, satisfazendo tanto a empresa com o bom rendimento na produção como para o funcionário com a garantia de bem estar dentro dela.

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  15. Alunas do 1º período: Anne Croline e Luciana (ADM), Karina (Contábeis)

    1- Quais foram as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    No período clássico as empresas se preocupavam mais em produção sem ver as necessidades dos funcionários, já no período humanístico, as empresas começam a se preocupar com o bem estar dos colaboradores fazendo com que produzam mais e, consequentemente, aumentem a lucratividade da empresa.

    2- Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico

    A Escola das Relações Humanas se preocupou em estudar o ambiente de trabalho, como a iluminação, a sala de relés, a entrevista (os funcionários poderiam dar suas opiniões sobre o trabalho) e por fim a sala de montagem. A produção aumentaria dependendo dos benefícios que a empresa cedia para os trabalhadores. Porém, esse procedimento não poderia ser padrão em todas as empresas, pois foi feito em uma só.
    A Escola Comportamentalista visava a motivação e a liderança. Estudou os principais fatores de motivação que uma pessoa necessitava e quais as melhores lideranças que deixavam os funcionários motivados.
    Já na Escola Estruturalista, o estudo era geral, tanto no meio interno como no externo, levando em conta todos os fatores. Reconhece que fenômenos organizacionais estão interligados, e qualquer modificação todos podem ser afetados.

    3- Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?

    Uma das principais mudanças foi deixar de pensar no ser humano como uma “máquina” e sim á valorizá-lo, pensando no seu bem estar, na saúde mental e física, para que assim o funcionário melhor desenvolva sua função, aumentando a produtividade e consequentemente os lucros.

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  16. Por Lenir e Vera
    2°C
    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    A perspectiva Clássica enfatiza os princípios e métodos formais da administração, com uma abordagem mecanicista e impessoal, que trata o homem como uma das ferramentas necessárias à produtividade. Para tanto precisava de técnicas de aperfeiçoamento e remuneração econômica como fonte de motivação. O resultado foi trabalhadores alienados e consequentemente insatisfeitos.
    Em contrapartida a perspectiva Humanística apresenta outros aspectos que interferem na produtividade humana que não são de natureza mecanicista ou operacional. Aborda o lado humano e o comportamento coletivo no meio sócio-cultural dentro e fora do ambiente de trabalho.Preocupa-se com : motivação,incentivos do trabalho, liderança, comunicações, relações interpessoais e sociais dentro e fora da organização. Uma relação entre psicologia e sociologia.

    2) Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico?

    Dentro do período humanístico visualizamos as seguintes escolas:
    • Escola das relações humanas- busca otimizarem a produção através do estudo das necessidades individuais dentro das organizações
    • Escola comportamentalista- estuda o comportamento organizacional, como: o ajustamento pessoal do trabalhador na organização, os efeitos de relacionamento intragrupais, a influência causada por diferentes estilos de liderança, teorias de motivação
    • Escola estruturalista- Estuda como os fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem de tal forma que uma mudança em determinado setor afeta toda a empresa

    3) Em uma empresa nos dias de hoje,como as teorias do período humanístico influenciam e ajudam no funcionamento da administração?

    Atualmente observamos nas empresas várias sinais da presença da teoria humanística, como por exemplo:

    • Análise do perfil ideal para cada cargo ou função
    • Implementação de políticas de benefícios
    • Planos de remuneração
    • Possibilidade de crescimento dentro da empresa
    São fatores que estão intimamente ligados com as idéias humanas e que fornecem a sustentabilidade necessária à empresa para que ela atinja suas metas.

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  17. Karla 2°C

    1)Quais são as grandes mudanças do período clássico para o humanístico?
    Na teoria clássica o estudo era apenas o da organização, onde a motivação maior era o dinheiro (Taylor) e estabilidade do pessoal no cargo, onde havia maior salário aos mais produtivos (Fayol). Já na teoria humanística procuravam estudar o ambiente externo, ou seja, a sociedade de organizações, onde ocorreu um maior estudo sobre diferentes tipos de motivação aos funcionários.

    2)Quais as diferenças básicas entre as escolas do período humanístico?
    Escola das relações humanas - o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização. Ela considera que todo individuo tem um potencial que pode ser desenvolvido para o bem da organização ou do grupo a que ele pertence.
    Escola comportamentalista – se discutia motivação e liderança, onde motivação é uma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa, e liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades de grupos, no sentido do alcance de objetivos em uma dada situação. É um estudo como essas definições são aplicadas as empresas.
    Escola estruturalista – estuda a organização em sentido amplo e integrais, levando em conta todos os fatos que influem, tanto internos como externos, e submetendo-os a uma analise comparativa global, implica reconhecer que fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem e tal modo que qualquer modificação ocorrida em uma parte da organização afeta todas as outras.

    3)Em uma empresa nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico influenciam e ajudam ao funcionamento da administração?
    Dentro das empresas grande parte das pessoas trabalha em meio a um grupo, assim precisam saber lidar umas com as outras para conseguir chagar ao objetivo na empresa, para isso precisam receber algum tipo de motivação da organização e um líder a quem seguir. Assim, as empresas precisam se conhecer e reconhecer as demais.

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  18. Jefferson Vatrela, Regis Medeiros, Renan Medeiros 2º periodo contabeis


    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na Administração no Período Humanístico em comparação ao Período Clássico ?
    No Período Clássico, o homem é visto como homem econômico que só pensa em dinheiro, prevalece o modelo mecanicista, onde a uma grande preocupação com a produção. No Período Humanístico surge uma discução sobre o ser humano em como aumentar a produtividade, mas de uma maneira diferente, observa-se o ambiente de trabalho, a iluminação, Reles, entrevista, pagamento por produção em grupo (Elton Mayo). Maslow cria a piramide da necessidade, que percebemos que a uma preocupação com o ser humano, que se estiver satisfeito produzirá mais.


    2- Quais as diferenças basicas entre as três escolas do Período Humanístico ?
    Escola das Relações Humanas : Elton Mayo; motivação do trabalho por meio de quatro fatores ( estudo de iluminação, Reles, entrevista, pagamento por produção em grupo).
    Escola Comportamentalista : Maslow; fatores influenciam o ser humano, dois pontos são discutidos direção e liderança ( Abran Maslow cria a piramide das necessidades, realização, estima, amor relacionamento, segurança, fisiologia.
    Escola Estruturalista : A uma preocupação também com o ambiente externo.


    3- Em uma empresa nos dia de hoje, como as teorias do Período Humanístico ajudam ao funcionamento da Administração ?
    Se não fosse a teoria Humanística, todos nos estaríamos trabalhando como máquinas e sem benefício algum, pois hoje as empresas não tratam seus colaborasdores como maquinas.

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  19. ABORDAGEM HUMANÍSTICA

    O período humanístico deixa de lado a influência humana no processo produtivo voltados aos procedimentos: administrativos, operacionais e/ou burocrático e passa a analisar os fatores que influenciam o ser humano, produzindo reflexos significativos nos resultados de seu trabalho. As escolas são voltadas para a motivação humana.


    Escola das Relações Humanas
    Fatores que podem influenciar o trabalho humano

    Escola Comportamentalista
    Estudos psicológicos das motivações, causas da motivação humana.

    Escola Estruturalista
    Mudanças de pensamento e mudança da forma estruturada e organização.


    Pode-se notar que todo trabalhador quando existe motivação, seja ele qual for, rende muito mais. Não só apenas no aumento de salário, mas nos elogios, confiança, na maneira de tratamento da chefia com seu funcionário, etc.

    2ºC - Adaiane, Ana Claudia, Mariângela, Miriã

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  20. Lenyta 1º C.C

    1-Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?
    Resp. No período humanístico as empresas motivam os colaboradores por meio de mudanças em uma organização, com a finalidade de aumentar a produtividade.
    No período clássico a forma de administrar era relacionado à produção, o importante era a eficiência no processo produtivo melhorando a forma de executar a tarefa.

    2- Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico?
    Resp. Escola das relações humanas: Mayo fez estudos sobre a influencia da luminosidade, do trabalho em grupo, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários.
    Escola comportamentalista: Fundamenta-se no comportamento individual. Não é por outra razão que um dos seus temas-chave é a motivação.
    Escola estruturalista: A Teoria da Burocracia enfatiza a estrutura das empresas, acrescentando-se uma maior preocupação com as pessoas e o ambiente.

    3- Nos dias de hoje como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?
    Resp. As teorias do período humanístico ajudaram muito o ser humano no seu desenvolvimento, deixando de ser ‘máquinas’, e assim sendo valorizados, aumentando a produção.

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  21. 1º Periodo Contabeis

    Carol Freitas (Cont.)
    José Marcelo (Cont.)
    Jéssica Ferreira (Cont.)
    Marcelo Souza (Adm.)

    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração
    no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Na administração clássica o homem era visto como um ser que não gostava de trabalhar, que tinha que ficar pressionando para que pudessem desenvolver suas tarefas, também que não gostava de assumir responsabilidades. Já no período humanístico tem uma visão totalmente diferente em relação ao homem, nesse período percebe-se que se trata o ser humano como um ser que gostava de trabalhar, assumia responsabilidade, desde que motivado e podendo assim mostrar as suas habilidades no desenvolvimento de suas atividades. Podemos assim concluir que os dois períodos fazem concepções totalmente diferentes em relação ao trabalho humano.

    2- Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico ?

    A Escola de Relações Humanas defende o papel do homem social, os grupos informais e a participação dos colaboradores no processo de tomada de decisão as questões humanistas são levadas em conta para o indivíduo produzir mais e melhor com menos esforços.
    A Escola Comportamentalista veio com o intuito de consolidar a teoria das relações humanas nas teorias organizacionais com uma maior valorização no comportamento de cada indivíduo vendo-o como um agente tomador de decisões.
    A Escola Estruturalista trouxe a teoria que as empresas são sistemas abertos, onde pode se avaliar de um modo geral o que acontece tanto no interior como na parte externa da empresa.


    3- Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram
    no funcionamento da administração?

    A escola das relações humanas enfatizou que a organização deve ser tratada com um grupo de pessoas, e não apenas funcionário, nessa escola enfatizou-se que para o colaborador produzir mais, as motivações devem ser feitas para gerar um bem estar, também defende o papel do homem social, os grupos informais e a participação dos colaboradores no processo de tomada de decisão as questões humanistas são levadas em conta para o indivíduo produzir mais e melhor com menos esforços.

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  22. ESCRITO POR:PAULO ROBERTO SANTOS(CONTABEIS)
    RODRIGO MOTELLA(ADM)
    RAFAEL MARCIO(ADM)
    TAIANE(ADM)



    1) QUAIS SÃO AS GRANDES MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NA ADMINISTRAÇÃO NO PERÍODO HUMANISTICO EM COMPARAÇÃO AO PERÍODO CLÁSSICO?

    R:No período Clássico o foco era somente a produção, os trabalhadores naquela época eram considerados como máquinas, onde não admitiam tempos perdidos para as funções,os funcionários eram apenas mais uma peça de uma imensa maquina humana, a hierarquia era muito rígida ñ haviam dialogos entre funcionários e chefes, apenas uma cabeça pensavam e só uma dava ordens.
    No período Humanístico, passaram a visualizar o bem estar dos funcionários, dando uma condição melhor de trabalho,primeiramente o ambiente interno,iluminação, a sala de reles,melhores salários,etc.Ainda se respeita a hierarquia mas opniões ja poderiam ser formadas a respeito do trabalho(comunicação).


    QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS TRÊS ESCOLASA DO PERÍODO HUMANÍSTICO?

    R:ESCOLAS DAS RELAÇÕES HUMANAS: Adequação do ambiente interno, para que se possa ter um melhor resultado das atividades,produção em grupo e benefícios.

    ESCOLA COMPORTAMENTALISTA:Buscava a motivação do individuo tentando alcançar seu real potêncial, a liderança do indivíduo, nesta epoca foi criada a pirâmide das necessidades, realizações, estima, amor,relacionamento,segurança e fisiologia.

    ESCOLA ESTRUTURALISTA:Esta escola buscava satisfações(sintonia) tanto no meio interno quanto no meio externo,empregado, empregador,clientes e fornecedores.

    NOS DIAS DE HOJE,COMO AS TEORIAS DO PERÍODO HUMANÍSTICO AJUDAM AO FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO.

    R:Período Humanístico esta muito presente nas empresas de hoje:
    -Sempre estam buscando melhores condições de trabalho.
    -Plano de carreira
    -Planos de salários
    -Análise do perfil ideal para aquela determinada função.
    -Leis trabalhistas.
    E as empresas cada vez mais junto com a informatização,buscando a facilidade para exercer as atividades,buscando a competência,e assim conseguindo um aumento na produção e consequentemente nos lucros, e a todos uma grande satisfação,empregado,empregador, clientes e fornecedores.

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  23. Equipe de Ciências Contábeis 1° período.
    Airta Milani Lima
    Christian Ribas
    Dirce Fernandes
    Lucia Lamim
    Victor Bruno Incerti.

    Atividade sobre a Perspectiva Humanística na Administração.

    Apresentação
    Após a apresentação dos conceitos das escolas: ‘relações humanas’, ‘comportamentalista’ e ‘estruturalista’ na perspectiva humanística da administração; foi demandada pelo professor da disciplina Teoria Geral da Administração, uma atividade com 3 questões que estão respondidas na seqüência.

    Atividades:

    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?
    Abaixo destaca as diferenças entre as teorias clássicas e humanísticas da administração:

    Teoria Clássica:

    Trata a organização como uma máquina
    Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
    Inspirada em sistemas de engenharia
    Autoridade centralizada
    Linhas claras de autoridade
    Especialização e competência técnica
    Acentuada divisão do trabalho
    Confiança nas regras e nos regulamentos
    Clara separação entre linha e staff.

    Teoria das Relações Humanas:

    Trata a organização como grupo de pessoas
    Enfatiza as pessoas
    Inspirada em sistemas de psicologia
    Delegação plena da autoridade
    Autonomia do empregado
    Confiança e abertura
    Ênfase nas relações humanas entre os empregados
    Confiança nas pessoas
    Dinâmica grupal interpessoal.

    As grandes mudanças foram:
    • Participação dos escalões inferiores na solução dos problemas da organização;
    • Definição de uma filosofia humanística e democrática do papel do homem na organização;
    • Introdução das ciências do comportamento nas práticas administrativas;

    2) Quais as diferenças entre as 3 escolas do período humanístico?

    • Escola das relações humanas: Mayo fez estudo sobre a influência da luminosidade do trabalho, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que deve cuidar dos aspectos sociais era favorável aos empresários.
    • Escola comportamentalista: foca-se no comportamento individual. Seus temas são a motivação e a liderança.
    • Escola estruturalista: com base na Teoria da Burocracia enfatiza a estrutura das empresas, acrescentando-se uma preocupação bem maior com as pessoas e o ambiente.

    3) Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?

    As teorias administrativas são respostas aos conflitos entre os interesses das corporações e os dos seus colaboradores. Seu objetivo é garantir a produtividade e promover uma harmonia nas relações do mundo do trabalho.
    As contribuições das teorias do período humanístico na administração atual podem ser identificadas nos seguintes processos gerenciais:
    • Motivação
    • Moral e atitude
    • Gestão participativa
    • Liderança
    • Comunicação
    • Organização informal
    • Psicologia dentro da organização a fim de compreender as necessidades emocionais humanas, criando formas de recompensa e sanções não-materiais e dando ênfase nos aspectos subjetivos e não racionais do comportamento das pessoas.

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  24. ESCRITO POR THIAGO AFONSO DE SOUZA (1ªadm)
    PAULO RAFAEL DOS SANTOS (1ªcontb)

    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração
    no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Na administração clássica o homem não gostava de trabalhar, e tinha que ficar pressionando para que pudessem desenvolver suas tarefas com qualidade, ele também não tinha muita responsabilidades. Já no período humanístico tinha uma visão bem diferente em relação ao homem, nesse período percebe-se que se trata o ser humano como um ser que gostava de trabalhar, ele assumia responsabilidade, e sempre estava motivado, e podendo assim mostrar as suas habilidades no desenvolvimento de suas atividades.

    2- Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico ?

    Na Relações Humanas ela defende o papel do homem social, os grupos informais e a participação dos colaboradores no processo de tomada de decisão as questões humanistas são levadas em conta para o indivíduo produzir mais e melhor com menos esforços.
    A Escola Comportamentalista tem como objetivo consolidar a teoria das relações humanas nas teorias organizacionais com uma maior valorização.
    A Escola Estruturalista tem teoria que as empresas são sistemas abertos, onde pode se avaliar de um modo geral o que acontece tanto no interior como na parte externa da empresa.


    3- Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram
    no funcionamento da administração?

    Na escola das relações humanas determinou que a organização deve ser tratada com um grupo de pessoas,e não como apenas funcionários, essa escola enfatizou-se que para o colaborador produzir mais e mais, as motivações devem ser feitas para gerar um bem estar, também defende o papel do homem social.

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  26. Equpe Adm 1ºA:Andresa de Paula Ribas,Mirian,Rosangela,Samira,Sérgio


    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração
    no período humanístico em comparação ao período clássico?
    R: No período humanístico,acontece quando a importância do ser humando é evidênciada.A escola comportamentalista trouxe uma grande reflexão sobre a motivação humana.

    2- Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico ?
    R:Na Escola de Relações Humanas é defendido o papel do homem social,e a participação direta dos colaboradores na tomada de decisão.A Na Na scola Comportamentalista o intuito é a valorização no comportamento de cada indivíduo .
    A Escola Estruturalista defende a teoria de que as empresas são sistemas abertos, onde pode se avaliar de um modo geral o que acontece tanto no interior como no exterior da empresa.

    3- Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram
    no funcionamento da administração?
    R:Os operários têm direitos a pausas para descanso, para se alimentar, ginástica laboral, muitas empresas disponibilizam planos de saúde, seguro de vida, direito a folgas semanais, a carga horária de trabalho foi reduzida, enfim, com todas estas mudanças, os trabalhadores passaram a ser mais eficazes obtendo um aumento na produção.

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  27. Tiago Soares da Silva 1ºA - ADM


    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período Humanístico em comparação ao período Clássico?

    R: Houve a valorização do ser humano em si. Maior preocupação com suas necessidades e expectativas pessoais. Aplicando no funcionário motivações intrínsecas (psicológica) e extrínsecas (tangíveis). Também se notou a necessidade do bem estar fisiológico e material do empregado, bem como a importância de seus relacionamentos inter pessoais e seu desenvolvimento continuo como pessoa.

    2)Quais as diferenças entre as três escolas do período Humanístico?
    R:
    Escola das relações Humanas: mostra que um tratamento humano e respeitável aos empregados traz benefícios no longo praz; Forma a imagem do trabalhador como pessoa e não máquina;

    Escola Comportamentalista: Foca a Motivação e liderança; Busca suprir necessidades de existência, relacionamento e crescimento do empregado;

    Escola Estruturalista: diferente das demais, pois busca acompanhar as mudanças de cenário; mudança de conceitos;

    3) Nos dias de hoje, como as teorias do período Humanístico ajudaram no funcionamento da administração?

    R: As teorias do período Humanístico são fundamentais para qualquer organização que queira obter êxito no cenário atual. Mas é algo muito particular para uma empresa usar ou não essas teorias como ferramenta de melhoria e crescimento. Tais teorias levam o gestor a preocupar-se em obter resultados através de pessoas, o levando a estruturar melhor sua equipe a mudar conceitos conforme as necessidades impostas pelo mercado.

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  28. Gabriela, Kassianne, Priscilla

    1. Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?
    2. Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico?
    3. Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?


    1- No período clássico tem Taylor que se preocupava com as tarefas, Fayol com a estrutura e Weber com a autoridade, ou seja, todos eles tinham ênfase nas pessoas que fazem parte da organização. Com o período humanístico os pensamentos vão alem da organização, mas também nos fatores externos que afetam de forma negativa ou positiva a empresa, fazendo uma analise de todo ambiente global, com o ambiente interno.
    2- Com Mayo, na escola das relações humanas, vimos que um tratamento de qualidade ao funcionário gera um melhor desempenho do mesmo e logo da empresa. Frederick Herzberg teoriza a escola comportamentalista, a teoria dos dois fatores, acreditando que para a satisfação de seu funcionário, ele precisa ter: fatores higiênicos e fatores motivacionais. Na escola estruturalista Amitai Etzioni, se preocupa com o ambiente externo que afeta o interno
    3- Mayo demonstrou que trabalhar valorizando o ser humano no local de trabalho pode gerar mais produção com qualidade, outro fator importante são as condições de trabalho, se o trabalhador estiver num local iluminado, limpo, se houver intervalo para descanso com lanche o rendimento será maior, pois trabalharão satisfeitos. O contato direto com o funcionário para interagir sobre opiniões pensamentos e o pagamento em grupo acabou tornando os trabalhadores mais solidários.
    Nos dias de hoje a motivação do funcionário é muito importante, tanto quanto as condições de trabalho, benefícios, salário, contato direto, a afetividade, motivação favorecem para uma melhor produção.

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  29. Alessandra (1C)
    Alexsandro (1C)
    Géssica (1A)
    Ronaldo (1A)

    1)Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    Houve uma grande mudança nestes períodos, uma dela foi a queda de um sistema fechado como era no período clássico, agora no humanístico é aberto.Taylor com a administração cientifica, Fayol com a teoria administrativa e Weber com seu modelo burocrático pensava na organização como um todo no período humanístico, o psicólogo Elton Maya pensava mais nas pessoas e demonstrou que um tratamento mais humano e respeitável aos empregados compensava a longo prazo.

    2)Quais as diferenças entre as três escolas do período humanístico?

    Escolas relações humanas trabalha com etapas para entender o desenvolvimento dos funcionários no trabalho, mostrando que eles não são máquinas.Escolas comportamentalista são trabalhadas a motivação que se torna uma força para os indivíduos em relação ao trabalho, e obtém a liderança que influencia nos grupos.Escola estruturalista são organizações que estão interagidas com o ambiente externo tendo como foco maior como análise global.

    3)Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?

    As teorias do período humanístico auxiliam no funcionamento da organização devido a concepção da empresa como um “ser vivo” que interage com o meio, dessa forma pode-se aplicar conceitos da biologia para auxiliar nas tomadas de decisões.

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  30. 1A - Andreza, Anda, Felipe, Fernanda

    Questões:

    1- Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanistico em comparação ao período clássico?
    R: O período humanistico veio para ajudar os trabalhadores que no período clássíco eram explorados pelos interesses de seus patrões. O período clássico, via o trabalhador como máquina, que sua única motivação era o salário.
    O pepríodo humanistico viu as necessidades dos trabalhadores dentro das organizações, suas necessidades para se ter um trabalho satisfeiro e com maior rendimento.

    2- Quais as diferenças entre as tres escolas do período humanistico?
    R: Relações Humanas: nesta escola foram realizados experimentos para determinar o nível de produçao dos trabalhadores, o motivo do aumento ou a baixa do trabalho buscando a necessidade dos indivíduos.
    Comportamentalista: discute o fator motivacional dos indivíduos, tentando atnder as necessidas encontradas, analisa também a liderança e sua influencia no grupos e organizações.
    Estruturalisa: analisa a froam das organizaçoes, identificando seus tipos, características e estrutura, vendo a organização tanto internamente como externamente.

    3- Nos dias de hoje, como as teorias do período humanistico ajdaram no funcionamento da administração? De que forma é aplicado.
    R:Experimentos do período humanistico ajudaram na dinâmica da maioria da empresas como por exemplo, leves intervalos acompanhados de lanches, ajudando no rendimento do trabalhador; também a entrevista com os funcionários fazendo com que tenham mais voz ativa no ambiente de trabalho. O pagamento pela produção do grupo, tornando os trabalhadores mais solidáiros e motivando o espírito de equipe. Nesse período tambem havia a necessidade da descoberta das coisas que motivariam o ser humano, isto ocorre hoje também, as empresas utilizam-se de bonificaçoes, benefícios, mudanças de cargo por merecimento. Falando de modo organização, o estudo dela é importante para ser bem estruruada interna e externamente, reconhcendo suas fraquezas e modificações. Esse modo de ver a organização contribui até hoje para seu melhor funcionamento.

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  31. 1A - Ana, Darlan, Vanessa


    1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?


    A evolução da administração traz uma considerável reflexão a respeito da mudança de pensamento sobre o ato de administrar. No passado, a forma de administrar era relacionada à produção, e Taylor acaba sendo o grande exemplo deste pensamento. Para Taylor, o importante era a eficiência no processo produtivo, ou seja, o importante era melhorar a forma de executar a tarefa. Fayol já pensava um pouco diferente, pois ele não demonstrava preocupação direta com a tarefa, mas sim com o "processo administrativo", como a forma de administrar, trazendo conceitos como: planejar, organizar, dirigir e controlar. Para Weber, o importante era garantir o controle organizacional por meio de níveis de autoridade. Para isso, ele trouxe a importância da hierarquia. Após o período clássico, a administração passou por uma grande mudança de pensamento com a chegada do período humanístico, quando a importância do ser humano foi evidenciada. A discussão inicial feita por Elton Mayo, que trazia uma reflexão sobre motivar o ser humano por meio de mudanças em uma organização (Western Eletric Company), com a finalidade de aumentar a produtividade.

    2) Quais são as diferenças das três escolas no período.

    A Escola das relações humanas estuda: Pessoas envolvidas com a organização, assim a escola das relações humanas busca a união das necessidades dos indivíduos dentro da organização. A Escola comportamentalista: Estuda comportamento das pessoas por meio da motivação e liderança. Escola Estruturalista: A Teoria Estruturalista tem a visão dos estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto, e em constante interação com o seu meio ambiente.

    3) Nos dias de hoje, como as teorias do período ajudaram no funcionamento da administração?

    Após o período clássico de Taylor, percebeu-se enfim, que pessoas são motivadas e produzem mais, simplesmente por serem respeitadas, valorizadas e percebidas dentro de uma organização, na atualidade temos ainda, empresas que pararam no tempo, no entanto em sua grande maioria o período humanístico é uma realidade. É importante ressaltar que com o período em questão ocorreram mudanças na forma de recrutamento, nos dias atuais as organizações valorizam a pessoa colaboradora, mas com isso exigem capacitação profissional e intelectual, o que é ótimo, pois na opinião do grupo é isso que diferencia o ser humano, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser uma constante. Enfim, vivemos no período da reciprocidade, o empregador valoriza o empregado de forma financeira justa e por sua vez o empregado busca aperfeiçoamento para realizar seu trabalho. De forma a satisfazer a organização e a si mesmo.

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  32. 2ºA
    Escrito por: Anthony, Alexandre, Rafael e Rafael Bredt.

    1-) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?

    R: O período humanístico propõe uma administração participativa, galgada principalmente nos valores humanos e sociais. Já o período clássico tem seu foco voltado a uma administração, centrada nos controles rígidos impostos ao indivíduo.

    2-) Qual a diferença básica entre a escola das relações humanas e comportamentalista?

    R: O Movimento das Relações Humanas surge como reacção contra a Organização Científica do Trabalho, tendo-se dedicado, fundamentalmente, ao estudo das condições de trabalho sobre o rendimento. Já na Comportamentalista foca sobretudo no estímulo e assim analisando com será a resposta.

    3-) Qual a base de pensamento estruturalista?

    R: Foi a primeira escola a tratar a organização como um sistema aberto, ou seja, com interfaces como o meio. Analisando com isso irá influir tanto interno como externamente.

    4-) Quando as mudanças ocorreram quando se fala em organização com estrutura aberta?
    Quando notou-se a necessidade de mudança do mercado, assim se interagindo com outras organizações através de métodos inovadores para continuarem competitivo no mercado.
    5-) Qual a empresa nos dias de hoje, por exemplo a sua, como estas teorias ajudam no momento da administração.
    Todas as empresas buscam usar essas teoria, pois toda buscam complementar ou sanar alguma necessidades que não é estuda nas anteriores, muitas vezes a empresa não percebem o uso dessas teorias, mas quando a empresa busca uma promoção para motivar ou manter um funcionário, está de forma utilizando um método de motivação que podemos encontrar na teoria Estruturalista, assim como na maioria das empresas de linha de produção usam teorias

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