segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Max Weber

Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Criou obras fantasticas como "A ética protestante e o espírito do capitalistmo" onde ele trouxe uma grande relexão entre capitalismo e religião. Além de tudo isso, trouxe para a administração o conceito de burocracia.

Postado por: Fabio Mello Fagundes
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8 comentários:

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  2. A relação entre dominação legal e burocracia é que Weber procura demonstrar que em algumas sociedades a superestrutura ideológica está subordinada a sistemas econômicos enquanto que em outras ocorre o inverso, ou seja: o determinismo é recíproco.

    Burocracia pode ser definida como sendo um meio racional utilizado para dirigir atividades de muitos indivíduos ocupantes de cargos diferentes, visando atingir um objetivo comum.

    Dominação legal é um dos tipos de dominição assim definidos por Weber: "dominação legal é legitimada pelas leis a partir dos costumes e tornado possível pela burocracia, trazendo a especialização e a organização racional e legal das funções.


    As teorias de Max Weber não se identificam com nenhuma corrente de pensamento da época nem se encontram perfeitamente sistematizadas em uma grande obra. Seu pensamento é uma síntese da tradição científica e filosófica da Alemanha moderna resgatando o melhor da metodologia e dos conceitos já formulados para propor uma ciência social em que os múltiplos fatores se encontram relacionados e se explicam reciprocamente.
    Para a instituição e a perpetuação do poder a ação política exerce três tipos de dominação que precisam ser legitimados.
    De acordo com Weber existem tipos ideais de dominação, das quais a dominação legal é uma delas o qual é legitimada pelas leis a partir dos costumes e tornado possível pela burocracia, trazendo a especialização e a organização racional e legal das funções
    Ele procura demonstrar que em algumas sociedades a superestrutura ideológica está subordinada a sistemas econômicos enquanto que em outras ocorre o inverso, ou seja: o determinismo é recíproco.

    Burocracia
    Os principais elementos da estrutura burocrática são:
    1) Atividades normais = deveres formais: todas as atividades normais necessárias às organizações transformam-se em deveres totalmente formais, exigindo a cada dia uma especialização maior assim como a maior responsabilidade de cada elemento na execução da sua tarefa.

    2) Organização hierárquica de cargos: todos os cargos são organizados de acordo com princípios hierárquicos, aparecendo diferentes níveis de "status" e diferenciação de "papéis". Todos os cargos trazem junto um determinado grau de responsabilidade e de autoridade. Cada elemento assume a responsabilidade, perante seus superiores hierárquicos, pelas suas ações e decisões e também pelas de seus subordinados. A autoridade de cada um se restringe às funções para as quais foi designado.

    3) Definição de responsabilidade e de formas de interação: A responsabilidade de cada membro e a própria interação entre eles é pré-determinada por normas e regras que visam tornar o serviço burocrático necessariamente simples e rotineiro. Isso assegura a realização uniforme de todas as tarefas independente do número de funcionários nela contidos.

    4) Cargos = subsistemas abertos: os cargos, nas organizações burocráticas, passam a ser subsistemas abertos tecnicamente, eliminando a antiga figura do "imprescindível e insubstituível". Em contrapartida houve a necessidade de proteção do funcionário contra arbitrariedades, o que passou a ser feito pelas legislações trabalhistas.

    5) Eficiência da Burocracia: tecnicamente as organizações burocráticas realmente puras tendem a alcançar um alto grau de eficiência, o que pode ser exemplificado pelas:

    - Organizações militares
    - Organizações religiosas
    - Organizações hospitalares

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  3. Contábeis 2º período - Paulo Cezar de Faria Proença, Antonio Francisco Donato Filho, Danieli Alves Nós de Ramos, Jessica Tamille


    1- Quais as grandes mudanças do período clássico para o período humanístico?

    R: Abordagem Humanística da Administração

    A Abordagem Humanística da Administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da Administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. Esse estudo compreendeu dois assuntos distintos:

    >> A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e da fadiga.

    >> A adaptação do trabalho ao trabalhador: Estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.

    Essa abordagem constituiu-se na mais ferrenha oposição à Teoria Clássica e seus preceitos, pois apresentou evidências da existência de outros aspectos envolvendo a produtividade humana nas organizações, de natureza não mecanicista ou operacional. Essa teoria abordou o lado humano das organizações.

    Período clássico

    As pessoas eram vistas como instrumentos de produção, e utilizados para alcançar a eficiência para organização. Estes instrumentos de produção (pessoas) poderiam ter sido interpretados por propriedades fisiológicas e psicológicas, mas os classicistas preferiam ignorar ou minimizar a importância do fator humano, principalmente porque eles, implicitamente, acreditavam que as pessoas deveriam estar sob um sistema de autoridade.


    2- Quais as diferenças básicas das escolas do período humanístico?

    R= Elas lidam com o psicológico das pessoas, procurando entender melhor o que o funcionário precisa para trabalhar motivado e conseqüentemente poder produzir mais.

    3- Em uma empresa nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico influenciam e mudaram o funcionamento da administração?

    R= As empresas necessitam de pessoas que gostam do que fazem, motivadas para trabalhar, também os trabalhadores precisam ter um conhecimento de sua motivação, para que os mesmos possam se sentir úteis, assim alcançando suas metas, sem essa motivação, os trabalhadores não terão animo para fazer com que a empresa cresça.

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  4. Luciana de Oliveira
    2º Período Contábeis
    Crítica: Max Weber - Burocracia

    Max Weber ficou conhecido na história da gestão devido à sua teoria da burocracia, falando sobre os princípios da hierarquia e da autoridade de comando como a forma de organização estrutural ideal para todas as empresas, caracterizado por regras rígidas e por sistemas de controle e hierarquias.
    Este conceito é abrangente e envolve diversos tipos de instituições sociais, dentre eles: A Igreja, universidades e grandes empresas. Tais instituições aplicavam o tipo burocrático de organização, concentrando os meios de administração no topo da hierarquia e utilizavam regras racionais e impessoais visando à máxima eficiência.
    Para quem tem medo de enfrentar algo novo, burocracia é a palavra certa, mas, uma das maravilhas da mente humana é ter a capacidade de aprender, raciocinar, desenvolver-se e mudar e no sistema burocrático há esse bloqueio para mudanças.
    Mesmo assim, vê-se necessário o método burocrático, claro que bem dosado, afinal, “Organização é fundamental!”

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  5. Antonio Francisco Donato Filho, Paulo Cezar de Faria Proença
    2º Período C.Contábeis


    Weber afirma que o sistema moderno de produção racional e capitalista, originou-se na ética protestante, dizia que o capitalismo, a burocracia e a ciência moderna surgiram das mudanças religiosas ocorridas primeiro nos países protestantes.
    As bases de teoria da burocracia eram que os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas e suas posições são definidas por regras,impessoaes e escutas que dizem a hierarquia dos direitos e deveres de cada posição.
    A burocracia é a organização da sociedade e das grandes empresas tendo como seus principas fatores: O desenvolvimento da economia monetária, das tarefas administrativasdo estado moderno e da superioridade técnica do tipo burocrático de administração, traz em seu bojo as vantagens de racionalidade dos processos, precisão na definição de cargos e na operação, rapidez nas decisões entre outros e traz desvantagens como pressões constantes de forças externas e enfraquecimento gradual do compromisso dos subordinados com as regras burocráticas,exagerado apego aos regulamentos, excesso de formalismo e de papel resitência a mudança.

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  6. 1- Quais as grandes mudanças do período clássico para o período humanístico em comparação com o periodo classico?

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  7. 1- Quais as grandes mudanças do período clássico para o período humanístico em comparação com o periodo classico?



    resposta 1:mudanças que ocorreram na administração no periodo classico, que mestres da administração Taylor e fayol max weber dentre outros,estavam preocupados com o aumento significativo da produtividade na empresa, achavam se houve_se uma melhor remuneração haveria aumento da produtividade,mas outros estudiosos perceberam que a coisa era mais complexa doque se imaginava.então surgiram mudanças foi no humanistico que deram valorização do operario,do trabalhador,pensava_se que melhorando seu ambiente de trabalho se preocupando com motivação aumentando sua auto estima isso refletiria diretamente no seu desempenho proporcionado um melhor ambiente de trabalho.


    quais as deferenças entre as três escolas do periodo humanistico?

    resposta 2:que as pessoas fazem parte da organização como um todo,tratar o ser humano com respeito que tera retorno a longo prazo.

    comportamentalista:descute inovação e liderança.

    estruralista:preocupado com a formação dos niveis hierarquicos divisão de tarefas.

    (3)nos dias de hoje como as teorias do periodo Humanistico ajutam no funcionamento da administração?

    resposta:corelacionando com as empresas atuais porque,o empreendedorismo atual esta relacionado com a estrutura da divisão hierarquica comportamentalista,em motivar e lederar individuos ou grupos,ja existia este foco antes e ainda existe,hoje os gestores estão preocupados com o bem estar dos seu subordinados muitos sabem a importancia de se administrar desta maneira que tera resultados visiveis.


    elaboração do trabalho.

    Alexandre Baumer carneiro natal (contàbeis)
    e
    Marcio pereira (administração)

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