quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diferentes sistemas de Informação

O que é sistema de informação?

“Todo sistema, utilizando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser genericamente considerado Sistema de Informação”. Rezende, 1999

“Um sistema de informação é a coleta, organização e distribuição de dados de tal modo que eles se tornem significativos como informações”. Silva (2004).

Muitos são os sitemas de informação, se tomarmos como base os níveis hierarquicos das organizações, encontraremos sistemas específicos para cada nível administrativo. São eles: SIO, SIG e SIE. Contudo não são os únicos sistemas de informação presentes nas organizações, outro muito relevante é o SAD (Sistema de Apoio à Decisão).

Mas, o que é mesmo SAD?

Postado por: Fabio Mello Fagundes

contato: www.fabiofagundes.com / contato@fabiofagundes.com

10 comentários:

  1. O SAD tem várias definições;entre elas; é um sistema de informação que auxilia o planejamento estrattégico das empresas,também ajuda na resolução de problemas,propõe melhorias e simula situações para saber o que realmente está acontecendo.A principal característica de um SAD está em dar apoio á tomada de decisão,ajudando a empresa usuária a decidir sobre determinados assuntos preeminentes que podem ou não colocar a organização em "jogo".
    Comentário de : Evilim de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. O sistema de apoio à decisão de acordo com o artigo passado na aula diz respeito de um sistema que foi criado para facilitar as organizações a tomarem decisões e até mesmo poder ver quais serão os resultados de uma organização futuramente de acordo com o caminho que escolher traçar.
    A sigla SAD diz muito mais que um simples sistema de informação pois ele se diferencia das SI pelo fato de contribuírem na tomada de decisão.
    O uso do SAD está aumentando cada vez mais com a necessidade das empresas e organizações em querer desde um simples banco de dados até um programa gerencial, que mostra informações finais para o estratégico das empresas tomarem e criarem melhores rumos aos seus negócios.
    Essa necessidade já vem desde a década de 70 vendo a grande competição, necessidades de tomadas de decisões, programas e máquinas com mais tecnologias para armazenar e buscar informações mais rápido, armazenar experiências vividas e a necessidade de um apoio gerencial para o setor estratégico empresarial.

    Comentário de: Emiliana Naiara Silva

    ResponderExcluir
  3. Francielle, Jussara, Andréia, Paloma e Janaina


    O sistema de informações pode apoiar qualquer processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e operacional. Baseia-se em informações do SAD para auxiliar na tomada de decisão. Utiliza dados e modelos para resolver problemas não estruturados, e tornando útil ao gerente (gestor).

    ResponderExcluir
  4. Qualquer Sistema de Informação que forneça informações para auxílio à decisão é um sistema de apoio à decisão.
    O SAD não fornece apenas informações para apoiar a decisão, também contribui para o processo da tomada da mesma.
    Conhecido também como “Decision Support Systems - DSS”, o SAD surgiu na década de 70 devido a alguns fatores: Competição entre organizações, necessidade de informações rápidas, avanços de tecnologias etc.
    Ele “é uma estratégia de implementação que torna o computador útil ao gerente” (ROCK, 86) e não é explicado com muita clareza pelas literaturas existentes.
    O SI, por exemplo, pode ser útil ao nível tático e nem por isso é considerado um SAD. A tomada de decisão acontece através da interatividade do usuário com um ambiente de apoio à decisão. A saída ou a mudança do usuário poderá causar forte impacto na organização.
    É importante também que o SAD esteja de acordo com a cultura organizacional e deve ser implantado de um modo a gerar motivação para as pessoas responsáveis pela tomada de decisões. Muitas decisões poderão ser tomadas com base em simulações feitas, antes em computadores, possibilitando uma avaliação antes da decisão.
    As informações serão armazenadas com mais qualidade e poderão ser acessadas de forma mais rápida e fácil.
    A área da inteligência artificial possibilitará o armazenamento de decisões tomadas e o raciocínio que foi utilizado para chegar a elas.
    A interface de um SAD será a mais interativa possível e funcionará por comando de voz e touch screen. O avanço das redes de comunicação permitirá transmissões simultâneas, com informações totalmente digitais e com muita segurança.
    Somente o SAD possui a característica de fornecer informações para o processo de tomada de decisões e isso o diferencia dos demais sistemas. Ele busca informações em todos os outros sistemas e interage com o usuário.

    Alexandre Vallim, Camilla Endler, Karla Lopes, Reinaldo Vogt, Rodrigo Manoel

    ResponderExcluir
  5. O SAD surgiu da necessidade de informações rápidas no processo de tomada de decisão devido a competitividade ter tido um aumento significativo, para isso a disponibilidade e evolução da tecnologia é de extrema importância para apoiar o planejamento estratégico.
    Existem várias definições para SAD, mas a que destacamos é um sistema de informação que apoia qualquer processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e operacional.
    Vale ressaltar que um SAD também auxilia a resolução de problemas estruturados.
    Através da interação do usuário com um ambiente de apoio a decisão criado para dar subídio às decisões a serem tomadas, sendo elas: banco de dados; sistema gerenciador de BD; ferramentas de apoio a decisão; embiente aplicativo e operacional. Todos esses subsídios podemos chamar de SAD.
    A demanda por SAD aumenta conforme a evolução da informática.

    Cheila Possoli, Cristiane Marques, Helenise Almeida, Larissa Cordeiro, Sandra Padilha

    ResponderExcluir
  6. O Sistema de Informação (SI) foi a chave para a criação do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) que é um fator relevante do planejamento estratégico, importante para a tomada de decisão, pois contém o maior número de informação, sendo estas necessárias para a resolução de problemas.
    A característica do SAD possibilita a flexibiliadade em relação aos aplicativos utilizados pela empresa, podendo, se for o caso, adaptar o sistema de forma interativa aos usuários.
    A integração do usuário com o ambiente, um dos objetivos do SAD, proporciona maiores subsidios para que a tomada de decisão seja eficiente, sendo constituído por: banco de dados (BD), sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), ferramentas de apoio à decisão (FAD), ambiente aplicativo (AA), ambiente operacional (AO, este são os diversos apectos, que em conjunto se tornam ferramentas fundamentais para realizar a otimização de algum processo.
    A utilização do SAD vem sendo motivada, porque, demonstra que em parceria com a tecnologia, traz resultados de sucesso para a empresa.

    Alunos: Celso Kaio, Fernanda Gulin, Isabelle Ribeiro, Marcos Aurélio, Roberto Ceccon

    ResponderExcluir
  7. Luciane disse:

    Conceito de SAD: surgiu na década de 70, por vários fatores como por exemplo necessitava de informações mais rápidas para auxiliar nas tomadas de decisões, ter variás disponibilidades de ferramentas tecnologicas para que pudesse armazenar todas essas informações e também a parte técnico do processo, como experiências ja acontecidas anteriormente na base de conhecimentos e por fim a necessidade que a informática era algo necessario para o processo de apoio ao planejamento estratégico empresarial. SAD nada mais é um sistema de informação que apoio qualquer processo de tomada de decisão, não em único nivel da organização, mas sim onde todos os favorecidos possam ter acessos a essas informações, sendo assim um sistema que precisa ser alimentado diariamente ou sempre que houver mudanças no sistema, para que todos tenham acesso e mais rapidamente possivel e de uma maneira que os usuarios possam compreender para a melhor tomada de decisão.

    Alunos: Alexsander G Souza, Diego Faria, Elaine Santos e Luciane.

    ResponderExcluir
  8. Conforme informado ao Professor, apenas inclusão dos nomes da Equipe: Alan Benedickt, Billia Oliveira, Delisie Weis Parente, Pedro e Emiliana Nayara.

    O sistema de apoio à decisão de acordo com o artigo passado na aula diz respeito de um sistema que foi criado para facilitar as organizações a tomarem decisões e até mesmo poder ver quais serão os resultados de uma organização futuramente de acordo com o caminho que escolher traçar.
    A sigla SAD diz muito mais que um simples sistema de informação pois ele se diferencia das SI pelo fato de contribuírem na tomada de decisão.
    O uso do SAD está aumentando cada vez mais com a necessidade das empresas e organizações em querer desde um simples banco de dados até um programa gerencial, que mostra informações finais para o estratégico das empresas tomarem e criarem melhores rumos aos seus negócios.
    Essa necessidade já vem desde a década de 70 vendo a grande competição, necessidades de tomadas de decisões, programas e máquinas com mais tecnologias para armazenar e buscar informações mais rápido, armazenar experiências vividas e a necessidade de um apoio gerencial para o setor estratégico empresarial.

    ResponderExcluir
  9. O SAD é um sistema de informações voltado à tomada de decisões que se diferencia dos demais sistemas de informação por estar direcionado ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros, auxilia o gerenciamento dos dados específicos.
    Veio para suprir necessidades de informações sempre atuais, acompanhamento das atividades da empresa e do desafio ao mercado cada vez mais competitivo.
    Com o SAD é possível trabalhar com diversas fontes de dados e variedades de relatórios. O SAD, além de economizar tempo na decisão, dá ao administrador apenas as informações necessárias para a situação especifica. Com todas essas qualidades o SAD vem sendo utilizado em várias empresas em todo o mundo.

    Alunos: Denise Mª Souza, Izaqueli Perez, Vinícius Rezende, Mirela F.S.Fayzano.

    ResponderExcluir
  10. SAD - SISTEMA DE APOIO A DECISÃO

    Utiliza ferramentas de analise e modelagem mais sofisticada, fornecem respostas interativas para questões não rotineiras é utilizado para resover problemas complexos.

    4ºPeríodo Noite
    Administração
    Alunas: Uliana Vainer, Isabela Tais

    ResponderExcluir