“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.”
Joseph Schumpeter
Dr. em Economia
(1883-1950)
Para Kirzner (1973):
“O empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente”.
Israel M. KirznerDr. em Economia
(1930-)
Ambos afirmam que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.
Então, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Aspectos encontrados nas definições referentes ao empreendedor:
* Iniciativa para criar um novo negócio;
* Paixão pelo que faz;
* Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive;
* Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Referências:
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. SãoPaulo: Cengage Learning, 2008.
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Postado por: Fabio Mello Fagundes
contato: http://www.fabiofagundes.com/ / contato@fabiofagundes.com
Equipe Ciências Contábeis 1° Período -
ResponderExcluirAirta Milani Lima
Christian Ribas
Dirce Fernandes
Lucia Lamim
Victor Bruno Incerti
Atividade sobre a Perspectiva Humanística na Administração
Apresentação
Após a apresentação dos conceitos das escolas: ‘relações humanas’, ‘comportamentalista’ e ‘estruturalista’ na perspectiva humanística da administração; foi demandada pelo professor da disciplina Teoria Geral da Administração, uma atividade com 3 questões que estão respondidas na seqüência.
Atividades
1) Quais são as grandes mudanças que aconteceram na administração no período humanístico em comparação ao período clássico?
O quadro abaixo destaca as diferenças entre as teorias clássicas e humanísticas da administração:
Teoria Clássica:
Trata a organização como uma máquina
Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
Inspirada em sistemas de engenharia
Autoridade centralizada
Linhas claras de autoridade
Especialização e competência técnica
Acentuada divisão do trabalho
Confiança nas regras e nos regulamentos
Clara separação entre linha e staff.
Teoria das Relações Humanas:
Trata a organização como grupo de pessoas
Enfatiza as pessoas
Inspirada em sistemas de psicologia
Delegação plena da autoridade
Autonomia do empregado
Confiança e abertura
Ênfase nas relações humanas entre os empregados
Confiança nas pessoas
Dinâmica grupal interpessoal.
As grandes mudanças foram:
• Participação dos escalões inferiores na solução dos problemas da organização;
• Definição de uma filosofia humanística e democrática do papel do homem na organização;
• Introdução das ciências do comportamento nas práticas administrativas;
2) Quais as diferenças entre as 3 escolas do período humanístico?
• Escola das relações humanas: Mayo fez estudo sobre a influência da luminosidade do trabalho, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que deve cuidar dos aspectos sociais era favorável aos empresários.
• Escola comportamentalista: foca-se no comportamento individual. Seus temas são a motivação e a liderança.
• Escola estruturalista: com base na Teoria da Burocracia enfatiza a estrutura das empresas, acrescentando-se uma preocupação bem maior com as pessoas e o ambiente.
3) Nos dias de hoje, como as teorias do período humanístico ajudaram no funcionamento da administração?
As teorias administrativas são respostas aos conflitos entre os interesses das corporações e os dos seus colaboradores. Seu objetivo é garantir a produtividade e promover uma harmonia nas relações do mundo do trabalho.
As contribuições das teorias do período humanístico na administração atual podem ser identificadas nos seguintes processos gerenciais:
• Motivação
• Moral e atitude
• Gestão participativa
• Liderança
• Comunicação
• Organização informal
• Psicologia dentro da organização a fim de compreender as necessidades emocionais humanas, criando formas de recompensa e sanções não-materiais e dando ênfase nos aspectos subjetivos e não racionais do comportamento das pessoas.