quinta-feira, 18 de abril de 2013

BARÃO E VISCONDE DE MAUÁ: UM GRANDE EMPREENDEDOR

Em pleno século XIX, durante o período do império, Irineu Evangelista de Sousa também conhecido como Barão e Visconde de Mauá, tornou-se um grande empreendedor da história do Brasil. Mauá chegou a ser o homem mais rico do Brasil, e além de empreendimentos com objetivo de lucro, também realizou empreendimentos para melhoria do Brasil. Ele foi o responsável pela primeira estrada de ferro do Brasil, cabos de telégrafo unindo Brasil e Europa e o primeiro sistema de iluminação do Rio de Janeiro. Tudo do bolso.



Um grande exemplo de empreendedorismo imortalizado no filme MAUÁ: O IMPERADOR E O REI, com Paulo Betti e Malu Mader. Vale a pena conhecer mais sobre esta fantástico homem que muito fez pelo Brasil.
 

4 comentários:

  1. No filme acima, notamos claramente o universo da Administração Mercadológica, onde Irineu, um jovem comerciante vê a oportunidade em comprar algumas ações e consequentemente a chance de crescer no ramo dos negócios.
    Com muita dedicação e principalmente estudo, em pouco tempo Irineu se torna um grande comerciante, um dos mais renomados da época, passou então a ser conhecido pelo seu trabalho e em pouco tempo ficou conhecido como Barão de Mauá. Mesmo sendo inovador e levando a frente seu grande interesse pela modernização do Brasil acabou falindo. Dessa forma, percebemos que ser apenas mais um não faz diferença, o que realmente faz é fazer as análises de mercado com antemão, além de conhecer os concorrentes e avaliar se todo o investimento será satisfatório.
    De fato, o Barão de Mauá foi um grande homem, daqueles que vê as oportunidades onde mais ninguém espera um homem visionário que pensa no futuro. Um exemplo de empreendedorismo, que percebe uma grande oportunidade e cria maneiras de aproveitar e torná-la realidade. Por esse motivo, após a sua falência consegue se reerguer e provar que com garra tudo se alcança, mostrando assim o seu grande conhecimento para com os negócios e prova que a análise de mercado é indispensável para o sucesso de qualquer investimento, pois tudo que se faz com planejamento traz resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. No filme, podemos ver o enriquecimento e a falência de Irineu, que era empreendedor e que também foi considerado o primeiro empresário mais rico.
    Irineu, mas também conhecido como Mauá, lutou pela industrialização do Brasil.
    O grande barão Irineu teve crescimento profissional muito rápido, pois lutava pelo que queria e não desistia pelo que lutava e também sempre muito persistente, sempre focado no desenvolvimento do Brasil.
    Mauá desde pequeno, sempre quis acabar com a escravização dos negros, porém não achava justo eles serem comprados e não ter ao menos um salário.
    O poderoso barão Mauá investiu tudo que tinha, sempre sempre inovando, buscando novas coisas que pudessem ajudar na industrialização do Brasil.
    Com isso veio a falência de Mauá, mas mesmo depois de perder tudo, ele não se deixou a bater e seguiu em frente, lutou até o fim pelo que de direito, era dele.
    Com isso, temos que ter conhecimento do que estamos fazendo, ter uma boa análise Mercadológica, ter um bom planejamento do que se quer fazer, assim teremos um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  4. Irineu no Rio de Janeiro começa a trabalhar no armazém de Pereira onde se vê apto para os negócios, e se começa a estudar o que lhe possibilitou maior visão comercial. Ao comprar umas ações percebe que pode crescer no ramo dos negócios. Aos pouco Irineu vai se tornando um ótimo negociante; Investe em industrias no Brasil, criando uma companhia de transportes, Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas, Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro, Estradas de Ferro; inaugura a primeira linha de bondes do Rio e cria novos Bancos do Brasil.
    Apesar do seu espírito empreendedor, força de vontade e interesse pelo desenvolvimento do Brasil e sua modernização o Barão de Mauá faliu; Mais mesmo depois disto ele lutou e conseguiu se erguer novamente, não explicito no filme.
    Com isso podemos notar que Irineu foi uma pessoa onde enxergou oportunidades e criou maneiras de executa las não pensando no pior, contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil na época.

    ResponderExcluir