Ao longo da história a Administração foi evoluindo, inclusive incorporando conceitos da psicologia. A partir das publicações de Frederick Winslow Taylor no início do século XX, iniciou-se o que hoje conhecemos como Administração. Neste princípio, Taylor acreditava que a forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores seria por meio da recompensa, neste caso Pagamento por Produtividade. Ele desejava que o colaborador produzisse mais no mesmo tempo, a partir da padronização da tarefa, assim pagando mais ao colaborador. Depois surge o conceito de Pagamento por Produtividade em Grupo, que foi testado por Elton Mayo em seu famoso estudo realizado na Western Eletric Company, onde ele testou formas de aumentar a produtividade pensando no colaborador. A psicologia só foi entrar mais fortemente na Administração na década de 1930, quando estudos da psicologia foram incorporados na administração de empresas, propiciando a criação de leis trabalhistas em vários países, assim como o Brasil que teve a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) em 1942.
Segue abaixo uma bela dica de leitura sobre Abraham Maslow, psicologo que trouxe grande influência desde o século XX até os dias atuais.
www.rausp.usp.br/download.asp?file=v4401005.pdf
Para ser um bom administrador e necessário conhecer o trabalhador, fatores psicológicos e emocionais impulsionam a motivação gerando resultados satisfatórios a organização, sendo assim a psicologia é de suma importância para a administração ambas caminham juntas.
ResponderExcluirSilvia Nidevicz - TDSM102A
Uma firma afundada
ResponderExcluirO texto mostra um situação clara, e que acontece até hoje, sobre como a cultura organizacional é algo essencial para um bom desempenho dos funcionários. Mostra também como é algo muito difícil de ser mudado, podendo demorar anos para tal. Ao tentar forçar uma mudança repentina isto desmotiva a equipe, pois eles precisam mudar toda forma de ser e agir dentro da empresa. E como o tempo passado dentro da empresa é muito grande esta mudança é feita também dentro do ser de cada um. Muitos gestores não compreendem a cultura organizacional dentro das empresas, podendo leva-las a falência. Como no estudo de caso.
Caroline – TDSM101B
Franklyn Vieira – TDSMS101A
Mayara – TDSM101B
Patrick – TDSM102A
Vitor – TDSM101A
Franklyn Vieira da Silva - TDSM101B =D
ExcluirApenas corrigindo a turma...hehehe
Podemos perceber com o texto que a psicologia foi um favor importantíssimo para o desenvolvimento e o crescimento da administração.
ResponderExcluirA partir desta incorporação, houve nas organizações com o passar do tempo
diversas maneiras motivacionais em relação aos salários dos colaboradores, algo que representou êxito na época e persiste até hoje.
Mas outro ponto fundamental foi o estudo de Maslow, onde representa uma escala das reais necessidades do ser.Assim se baseando nela,podemos tomar conta do setor fragmentado e solucionar a situação com base na melhoria das necessidades.Mas existe também as políticas das empresas, ou seja,regras como horários, uniformes, reuniões e entre outras que se levada em consideração para futuras mudanças repentinas, pode ocasionar "rebeldias" de funcionários que podem ser demitidos ou até mesmo levar à falência devido a transformações nos padrões culturais da Empresa.
Edson - TDSM 102A
Luciano - TDSM 101A
Marlos - TDSM 101A
Robson - TDSM 101B
Thiago - TDSM 101A
Nas grande organizações atualmente temos dois
ResponderExcluirtipos de colaboradores:Aquele que pensa mais no seu
bem estar ou seja no psicologico, com segurança no trabalho,
lazer, mais tempo pra ficar com a familia,amizade e realização pessoal.Por outro lado temos o colaborador que ja pensa mais na parte financeira nao ligando muito para os aspectos psicologicos citados acima, pensa numa boa remuneração salarial, aumentos frequentemente, cargos melhores e todo tipo de beneficios que a empresa pode oferecer.Com isso o gestor pode tratar seu funcionario
de acordo com a sua psicologia.
Iago Pinheiro - tdsm 101 A
Lucas Risato - tdsm 101 B
Rodrigo Vieira - tdsm 101 A
Wagner Silva - tdsm 101 A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTaylor acreditava que a remuneração no trabalho era a melhor forma de aumentar a produtividade dos funcionários, assim bonificando-os de forma mais produtiva, dessa forma o funcionário produzia mais no trabalho e assim aumentava a sua renda e a de todos os envolvidos. Em grupo seria a mesma idéia, ajudando no relacionamento de cada um dentro das tarefas oferecidas. Melhorando o desempenho da empresa entre empregados e chefes imediatos a lucrar para a empresa.
ResponderExcluirNos dias atuais, o mercado de trabalho está se expandindo grandiosamente com varias idéias, como a ajuda para o empregado, pois, antigamente não se tinha nenhum tipo de renumeração de forma adequada, que impulsionasse o empregado a evoluir e até mesmo se auto-valorizar dentro da empresa, com tudo diminuindo sua vontade e confiança, pois faltava motivação a partir dos patrões.
Cristofer Kelven TDSM 102A
Fernanda Carvalho TDSM 101B
Giusepe Júnior TDSM 102A
Thiago Pires TDSM 102A
Johni Pires TDSM 102A
Kaaren Vieira TDSM 101A