terça-feira, 19 de junho de 2012

ADMINISTRAÇÃO E A PSICOLOGIA


Ao longo da história a Administração foi evoluindo, inclusive incorporando conceitos da psicologia. A partir das publicações de Frederick Winslow Taylor no início do século XX, iniciou-se o que hoje conhecemos como Administração. Neste princípio, Taylor acreditava que a forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores seria por meio da recompensa, neste caso Pagamento por Produtividade. Ele desejava que o colaborador produzisse mais no mesmo tempo, a partir da padronização da tarefa, assim pagando mais ao colaborador. Depois surge o conceito de Pagamento por Produtividade em Grupo, que foi testado por Elton Mayo em seu famoso estudo realizado na Western Eletric Company, onde ele testou formas de aumentar a produtividade pensando no colaborador. A psicologia só foi entrar mais fortemente na Administração na década de 1930, quando estudos da psicologia foram incorporados na administração de empresas, propiciando a criação de leis trabalhistas em vários países, assim como o Brasil que teve a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) em 1942.

Segue abaixo uma bela dica de leitura sobre Abraham Maslow, psicologo que trouxe grande influência desde o século XX até os dias atuais.

www.rausp.usp.br/download.asp?file=v4401005.pdf

7 comentários:

  1. Para ser um bom administrador e necessário conhecer o trabalhador, fatores psicológicos e emocionais impulsionam a motivação gerando resultados satisfatórios a organização, sendo assim a psicologia é de suma importância para a administração ambas caminham juntas.

    Silvia Nidevicz - TDSM102A

    ResponderExcluir
  2. Uma firma afundada
    O texto mostra um situação clara, e que acontece até hoje, sobre como a cultura organizacional é algo essencial para um bom desempenho dos funcionários. Mostra também como é algo muito difícil de ser mudado, podendo demorar anos para tal. Ao tentar forçar uma mudança repentina isto desmotiva a equipe, pois eles precisam mudar toda forma de ser e agir dentro da empresa. E como o tempo passado dentro da empresa é muito grande esta mudança é feita também dentro do ser de cada um. Muitos gestores não compreendem a cultura organizacional dentro das empresas, podendo leva-las a falência. Como no estudo de caso.

    Caroline – TDSM101B
    Franklyn Vieira – TDSMS101A
    Mayara – TDSM101B
    Patrick – TDSM102A
    Vitor – TDSM101A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklyn Vieira da Silva - TDSM101B =D
      Apenas corrigindo a turma...hehehe

      Excluir
  3. Podemos perceber com o texto que a psicologia foi um favor importantíssimo para o desenvolvimento e o crescimento da administração.
    A partir desta incorporação, houve nas organizações com o passar do tempo
    diversas maneiras motivacionais em relação aos salários dos colaboradores, algo que representou êxito na época e persiste até hoje.
    Mas outro ponto fundamental foi o estudo de Maslow, onde representa uma escala das reais necessidades do ser.Assim se baseando nela,podemos tomar conta do setor fragmentado e solucionar a situação com base na melhoria das necessidades.Mas existe também as políticas das empresas, ou seja,regras como horários, uniformes, reuniões e entre outras que se levada em consideração para futuras mudanças repentinas, pode ocasionar "rebeldias" de funcionários que podem ser demitidos ou até mesmo levar à falência devido a transformações nos padrões culturais da Empresa.

    Edson - TDSM 102A
    Luciano - TDSM 101A
    Marlos - TDSM 101A
    Robson - TDSM 101B
    Thiago - TDSM 101A

    ResponderExcluir
  4. Nas grande organizações atualmente temos dois
    tipos de colaboradores:Aquele que pensa mais no seu
    bem estar ou seja no psicologico, com segurança no trabalho,
    lazer, mais tempo pra ficar com a familia,amizade e realização pessoal.Por outro lado temos o colaborador que ja pensa mais na parte financeira nao ligando muito para os aspectos psicologicos citados acima, pensa numa boa remuneração salarial, aumentos frequentemente, cargos melhores e todo tipo de beneficios que a empresa pode oferecer.Com isso o gestor pode tratar seu funcionario
    de acordo com a sua psicologia.

    Iago Pinheiro - tdsm 101 A
    Lucas Risato - tdsm 101 B
    Rodrigo Vieira - tdsm 101 A
    Wagner Silva - tdsm 101 A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Taylor acreditava que a remuneração no trabalho era a melhor forma de aumentar a produtividade dos funcionários, assim bonificando-os de forma mais produtiva, dessa forma o funcionário produzia mais no trabalho e assim aumentava a sua renda e a de todos os envolvidos. Em grupo seria a mesma idéia, ajudando no relacionamento de cada um dentro das tarefas oferecidas. Melhorando o desempenho da empresa entre empregados e chefes imediatos a lucrar para a empresa.
    Nos dias atuais, o mercado de trabalho está se expandindo grandiosamente com varias idéias, como a ajuda para o empregado, pois, antigamente não se tinha nenhum tipo de renumeração de forma adequada, que impulsionasse o empregado a evoluir e até mesmo se auto-valorizar dentro da empresa, com tudo diminuindo sua vontade e confiança, pois faltava motivação a partir dos patrões.

    Cristofer Kelven TDSM 102A
    Fernanda Carvalho TDSM 101B
    Giusepe Júnior TDSM 102A
    Thiago Pires TDSM 102A
    Johni Pires TDSM 102A
    Kaaren Vieira TDSM 101A

    ResponderExcluir