quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Excelente artigo publicado no Enanpad de 2009.


O Empreendedorismo Sustentável e o Processo Empreendedor: Em Busca de Oportunidades de Novos Negócios como Solução para Problemas Sociais e Ambientais

 

Autoria: Anna Karina Boszczowski, Rivanda Teixeira

RESUMO

Enquanto o empreendedorismo tem seu foco na criação de valor econômico (SHANE, 2000), o empreendedorismo sustentável amplia este objetivo e engloba também o desenvolvimento sustentável e seus benefícios sociais e ambientais (JACOBS, 1995). O conceito do empreendedorismo sustentável envolve, portanto a identificação, criação e exploração de novos negócios que encontrem no desenvolvimento econômico, a solução de um problema ambiental e social. Assim, de forma a entender o processo empreendedor como forma de estímulo do desenvolvimento econômico e solução de problemas ambientais e sociais, este artigo teórico analisa as fontes e o processo de descoberta de oportunidades de negócios sustentáveis. Especificamente discute a evolução do conceito de empreendedorismo sustentável; como as soluções para problemas ambientais e sociais podem se constituir em oportunidades de negócios sustentáveis; e que fatores influenciam na identificação destas oportunidades pelos empreendedores na criação de novos empreendimentos.


Acesso para o artigo:


Um comentário:

  1. O empreendedorismo sustentável busca aproximar o conhecimento do empreendedorismo ao da sustentabilidade. Ele acontece a partir da necessidade de mudanças das empresas com relação as suas práticas sociais e ambientais.
    O empreendimento sustentável tem como foco o desenvolvimento da sociedade com benefícios sociais e ambientais.
    O empreendedorismo social apresenta três definições, a primeira, se refere ao empreendedorismo social como iniciativas sem fins lucrativos em busca por estratégias ou princípios de gestão de forma a criar valor social. Um segundo grupo que entendem a prática de ações comerciais e de negócios de forma socialmente responsável e seu engajamento em parcerias setoriais. E por fim, um terceiro grupo que entende o empreendedorismo social como uma forma de mitigar problemas sociais e catalisar a transformação da sociedade.
    Alguns autores afirmam que o empreendedor aplica a sustentabilidade através de inovações sustentáveis ou ecológicas para o aumento da geração de lucros.
    O empreendedorismo sustentável é considerado um processo que cria empresas, as quais, em sua interação com os humanos e sistemas ecológicos, podem vir a contribuir e restaurá-lo.
    O objetivo do empreendedorismo sustentável é produzir bens ou serviços que ofereçam soluções aos problemas sociais, ambientais e econômicos da sociedade. Muitos dos problemas ambientais são relacionadas as falhas de mercado, a correção destas falhas resulta no aumento da eficiência e oportunidades de mercado e contribui para a diminuição da poluição e a agressão ao meio ambiente.
    O reconhecimento das oportunidades sustentáveis ocorre a partir do momento que o empreendedor detecta a causa ou problema social ou ambiental e passa a apontar uma solução para este problema, ou seja, quando o empreendedor une os conhecimentos de uma causa social ou ambiental aos meios de satisfazê-la.


    ALUNAS: CAROLINE, ELIAMARA, MARISLEI - 6 ADM- MANHA

    ResponderExcluir