quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O MASLOW DESCONHECIDO: UMA REVISÃO DE SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS SOBRE MOTIVAÇÃO

Excelente artigo publicado na RAUSP em 2009 por Jáder dos Reis Sampaio.


Resumo

Neste artigo, realizou-se uma revisão da obra de Abraham Maslow com o objetivo de identificar a trajetória e as principais modificações e aplicações desenvolvidas por esse autor em sua teoria de motivação humana. Constatou-se que, ao contrário da concepção mecanicista e reducionista feita por  muitos de seus comentaristas, Maslow desenvolveu uma proposta teórica de base multidisciplinar, fundamentada em muitas estratégias de pesquisa e que foi sendo reformulada por toda a sua obra. Ele sustentou durante toda a sua vida a teoria da preponderância das necessidades, mas relativizou suas propostas originais com a noção de gratificação parcial e com a aceitação das possíveis diferenças culturais. Maslow propôs um duplo mecanismo para as motivações, distinguindo a dinâmica das motivações por deficiência das motivações para o crescimento em uma fase posterior de seus trabalhos. Ao contrário do que possa parecer, o autor norte-americano via com reservas a aplicação de sua teoria ao mundo do trabalho e não entendia a motivação dos trabalhadores como suficiente para o sucesso das organizações. Ele defendia que as pessoas poderiam querer realizar-se em outros espaços sociais que não apenas o trabalho. Neste estudo, faz-se uma análise crítica das propostas e contribuições de Maslow ao estudo da motivação para o trabalho.


Link para o artigo:

www.rausp.usp.br/download.asp?file=v4401005.pdf

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Neste artigo Maslow criticava que a análise do homem não se resumia só no estudo do inconsciente, que a unidade é muito maior que os psicólogos pensam. O estudo de Maslow se caracterizava nas explorações do sujeito com sua família, o tipo de subcultura que vive, seu estilo de ajuste com os problemas de sua vida, o estilo de suas ideias, suas frustrações e conflitos. Em seus estudos ele ordena as necessidade biológicas como aquelas que tinham de ser satisfeitas primeiro, antes de quaisquer outras necessidades mais elevadas poderem receber qualquer atenção. Ele afirma que o homem é um animal desejante e raramente satisfeito exceto por um curto período de tempo. Assim que um desejo é satisfeito, outro explode e assume o seu lugar. Concordamos com sua citação, pois o ser humano nunca está satisfeito, quando consegue satisfazer uma necessidade, outra acaba surgindo. Maslow empregou uma segunda interpretação da teoria de Freud ao descrever os estudos de motivação no conceito de necessidades básicas, ele fez uma base sólida para a classificação da motivação. As necessidades foram classificadas por: necessidades fisiológicas- estas são as necessidades mais básicas ( água, comida etc). Quando não temos essas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos estas preocupações e começamos a nos preocupar com as outras. Necessidade de segurança: no mundo conturbado em que vivemos, queremos sempre fugir dos perigos, queremos abrigo, segurança e proteção. Necessidades sociais: Temos necessidade de ser amado, querido pelos outros, de ser aceito. Necessidade de estima: Nós buscamos ser competentes, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. A necessidade de estima: a auto estima é a competência em ser a pessoa que se é. Necessidade de auto realização: nos buscamos a realização como pessoa, a demonstração pratica de realização, sua carreira alavancada com o seu próprio potencial. Sendo assim as duas primeiras necessidades são os fatores higiênicos e os três últimos são a motivação.
    ALUNAS: ARIELE WILTSUK, SALETE PIRES FERREIRA. 1ºC ADM.

    ResponderExcluir
  3. Links de artigos:

    http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&cp=4&gs_id=b&xhr=t&q=rausp&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1440&bih=773&wrapid=tljp131859868746906&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=ws

    http://search.scielo.org/?q=maslow&where=SCL
    http://rae.fgv.br/search/google?cx=014188317167687106063%3Arb5yajhrhzc&cof=FORID%3A11&query=maslow&op=Buscar&form_build_id=form-b29c45cee103df1b5c44e5f4c6167cfd&form_id=google_cse_searchbox_form#912
    http://www.rbaonline.org.br/arquivos/selecionaitem.php?p=selecionaitem.php&coditem=18&tit=A Revista
    http://scholar.google.com.br/scholar?q=maslow&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr=

    http://www.altfeldinc.com/pdfs/maslow.pdf
    http://ogerente.com/stakeholder/2007/04/03/a-teoria-de-motivacao-de-maslow/
    http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/1625792
    http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/a-hierarquia-das-necessidades-de-maslow-piramide-de-maslow.html


    Alunas: Salete Pires Ferreira e Ariele wiltsuk.

    ResponderExcluir
  4. Maslow, psicólogo formado pela Universidade de Wisconsin, é um estudioso da motivação, estudou várias escolas dela, fez Gestault, psicanálise, antropologia, passou pela escola behaviorista e também foi assistente de Thordike.
    Seus estudos seriam em cima de criar uma teoria motivadora que não fosse aplicada somente ao trabalho, mas que fosse aplicada a sociedade. Na visão de Maslov para se criar essa teoria, seria necessário estudar o sujeito na sua esfera familiar, seus tipo de subcultura que viviam, como o sujeito se ajusta aos problemas e conflitos. Ele se apoiou em um homem racional, que tem impulsos e desejos, mas também, integridade e orgulho. Para Maslov, o homem teria primeiro satisfazer suas necessidades biológicas para então passar para outro nível mais elevado de motivação.
    A psicanálise foi também escola para construir sua teoria, um dos conceitos foi que o homem é um animal desejante e raramente atinge e atinge um estado de completa motivação, exceto por um curto período de tempo. Assim que seu desejo é satisfeito, outro explode e assume seu lugar.
    Para entender sua teoria Maslow criou uma classificação onde só é possível subir para outro nível de motivação se o nível abaixo estiver satisfeito, essas necessidades são:
    Fisiológicas - Satisfação e necessidades como fome, frio, dor. Segurança - Atingir a habilidade de entender e controlar sua vida perante o ambiente. Necessidade de afeto – com o circulo de pessoas próximas. Necessidade de estima – Gostar de si próprio e fazer os outros gostarem de você, esse conceito é dividido em desejo da realização, adequação, ter confiança em sim mesmo e o segundo é à busca da reputação, do prestigio. Necessidade de autorealização ou autoavaliação – potencial interno que se torna alto. Desejo de saber e entender – vontade de entender, sistematizar, organizar, construir sistemas de valores. Necessidades estéticas – Compreendem os estímulos á beleza, simetria, encontrado em indivíduos de todas as culturas e idade.

    Alunos: Fábio Pimentel e Ygor Müller. 1ºC ADM.

    ResponderExcluir
  5. Podemos ver que embora muito criticado, os estudos de Maslow sobre comportamento organizacional são os mais citados quando se fala sobre o assunto, mas a maior parte dos autores faz referência a estes estudos resumindo-os a simples pirâmide das necessidades, mas oque Maslow tenta através de seus estudos é criar uma teoria que sirva de base para a compreensão do homem inserido na sociedade, e a pirâmide das necessidades criada por Maslow é apenas uma ferramenta para isso visto que Maslow compreende que as necessidades do homem estão relacionadas a sua cultura, dentro do seu conceito da pirâmide a única coisa que podemos levar em consideração que não se altera são as necessidades fisiológicas, todas as demais podem se alterar ao longo do tempo, pois a medida que algumas de suas necessidades são atendidas outras vão surgindo. De acordo com tudo isso podemos concluir que a motivação do homem depende de inúmeros fatores que podem se alternar entre um dia e outro.

    Alunos: Adriano Miranda e Andryelle Portela

    ResponderExcluir
  6. A imagem da pirâmide não tem a ver com Maslow, que, inclusive, foi mudando suas idéias com o passar do tempo e com a observação das pessoas e das organizações. Abe Maslow descobriu durante sua carreira que suas idéias tinham valor para a sociedade norte-americana de sua época, nas décadas de 1950 e 1960, e que podiam não funcionar em organizações de outros países. Ele não defendeu que a natureza humana impõe uma motivação que vai das necessidades fisiológicas até a auto-realização. Disse apenas que essa é uma forma típica de fazer escolhas adotada por seus compatriotas de maneira geral. Além disso, a satisfação de um dos níveis de motivação, a que se denomina “gratificação parcial”, é, segundo Maslow, temporária. Não se classifica uma pessoa em um dos níveis. Todos esses fatores de motivação são partes dinâmicas do psiquismo de uma mesma pessoa. Sua preponderância é apenas temporária, salvo em situações extremas, nas quais a falta de qualquer um desses fatores é crônica e sua obtenção incerta, como uma situação de guerra ou de penúria extrema. Em outras palavras, isso significa pensar que o operário do chão de fábrica quer ser respeitado e que o diretor de empresas tem necessidades fisiológicas, que não podem ser esquecidas. Nesse exemplo extremo, o diretor necessita exercitar-se e o operário necessita ser respeitado. Maslow desenvolveu o duplo mecanismo para motivações, criando conceitos como o da metamotivação. Quanto mais um técnico de manutenção é capaz de identificar e resolver o problema de uma máquina, mais ele deseja fazê-lo e mais ele quer aprender a fazer. O trabalho é motivador em si; fazê-lo bem incentiva o profissional a querer fazer mais e melhor. Ele se sente crescendo com seu trabalho. É, sem dúvida, um conceito importante para entender a motivação hoje.
    Alunos: Felippe Cumin e Luís Alberto do Nascimento.

    ResponderExcluir
  7. Artigos: http://www.mestradoadm.unir.br/site_antigo/doc/Berenice/novos.pdf
    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901994000300009.pdf
    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901992000300003.pdf
    http://academico.direito-rio.fgv.br/ccmw/images/1/1d/Bresser.pdf
    http://www.pessoal.utfpr.edu.br/luizpepplow/disciplinas/metodologia/O%20uso%20de%20estudos%20de%20caso.pdf
    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901995000400008.pdf
    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901984000400019.pdf
    http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a17.pdf
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65551999000100009&script=sci_arttext
    Alunos: Felippe Cumin e Rodrigo de Oliveira Elias

    ResponderExcluir
  8. http://academico.direito-rio.fgv.br/ccmw/images/1/1d/Bresser.pdf
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65551999000100009&script=sci_arttext
    http://www.novomilenio.br/foco/2/artigo/artigo_daniele.pdf
    http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=30
    http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a03.pdf
    http://www.pessoal.utfpr.edu.br/luizpepplow/disciplinas/metodologia
    http://www.webartigos.com/artigos/analise-swot-uma-ferramenta-indispensavel/35426/
    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901984000400019.pdf

    Aluno: Luís Alberto do Nascimento

    ResponderExcluir
  9. Artigo: O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação.
    Nascido no EUA, psicólogo, desenvolveu a teoria das necessidades em 1954, uma das teorias mais populares sobre motivação. Maslow possuía uma visão humanística, acreditando no potencial de auto-realização de todo ser humano. Sabia que algumas condições eram fundamentais para alcançar esta realização e do desenvolvimento sadio do ser humano: consideração, empatia e congruência (autenticidade).
    A pirâmide de Maslow nas seguintes necessidades: Necessidades Fisiológicas: Estas são as mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.). Necessidades de Segurança (abrigo, proteção) Necessidades Sociais (relacionamentos interpessoais), Necessidades de Estimas (sentir valorizado) Necessidade de auto-realização (ter uma carreira de sucesso).
    Comparando com a Escola Comportamentalista ela se fundamenta no comportamento do individual das pessoas. Os autores behavioristas verificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utiliza a motivação humana como um poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.
    Portanto, a Teoria de Maslow é conhecida como uma das teorias de motivação mais importantes, para ele as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos.
    “O que um homem pode ser, ele deve ser, a essa necessidade podemos da o nome de auto-realização”
    Link do vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=zwvcVY7JbqA
    E vocês têm sede de quê? Tem fome de quê?
    Link do artigo.
    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rausp/v44n1/v44n1a01.pdf
    Alunos: Elaine Maria Galvão, Salete Pires Ferreira, Ariele Wiltsuk, Mauricio Lanferdini. ADM 1ºC

    ResponderExcluir
  10. Este artigo discute quatro sentidos para o termo clássico nas abordagens clássicas da Administração. São levadas em consideração apenas Escola da Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração. No primeiro caso, a ênfase recai sobre Taylor, no segundo sobre Fayol. São apresentadas, pricipalmente, alguns apontamentos baseados na análise de Tragtenberg acerca da relação Taylor-Fayol e, mesmo, Mayo, na construção de uma abordagem clássica em termos de harmonia administrativa.

    Alunas: Cristiane Kugelmeier e Franciely Dias
    Alunas: Cristiane Kugelmeier e Franciely Dias

    ResponderExcluir
  11. Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foram substituídas pela ênfase nas pessoas.
    A experiência de Hawthorne foi realizada, por Elton Mayo e seus colaboradores em uma fábrica de Western Electric Company, companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas, A empresa caracterizava-se por não estar preocupada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
    A experiência tinha como objetivo estudar a fadiga, os acidentes de trabalho, rotatividade e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
    A primeira fase da experiência foram os Efeitos da Iluminação onde dois grupos que faziam o mesmo trabalho em condições idênticas: um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável, eles perceberam que o fator psicológico influenciava na produção.
    A segunda fase foi a Sala de Montagem de Relés onde um grupo de observação de 6 jovens que trabalhavam no departamento de montagem dos relés. Foi mudado o lugar de trabalho, a forma de pagamento e houve aumento de descansos.
    Programa de Entrevistas: Pretendia-se obter maiores conhecimentos sobre as atitudes e sentimento dos trabalhadores, foi detectado uma organização informal de operários que se manifestava por padrões formados pelos próprios trabalhadores.
    Sala de Montagem de Terminais. Os pesquisadores analisaram a organização informal, fizeram pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente. Perceberam que os trabalhadores tornaram-se mais solidários.
    Com bases nesses estudos é possível concluir que o nível de produção é resultante da integração social, comportamento dos indivíduos, recompensas ou sanções sociais e que os Grupos informais definem suas próprias normas dentro do grupo.

    Alunas Juscelini, Zaniérica e Thais

    ResponderExcluir
  12. http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Teoria%20das%20relacoes%20humanas.pdf

    http://professorwellington.adm.br/tga17.html

    ResponderExcluir
  13. Os estudos sobre motivação de Maslow tinham como objetivo o desenvolvimento de uma teoria que servisse de base para compreensão do homem na sociedade, o que não se aplica facilmente no aspecto organizacional.
    Seu trabalho tinha grande influência da Psicanálise e da Antropologia Cultural que mostrou de forma clara que um comportamento pode ter diversos significados. Para Maslow o individuo é um todo organizado e integrado. Ele ordenou as necessidades dos homens em uma pirâmide – hierarquia de prepotência – da seguinte maneira: Necessidades Fisiológicas; Segurança; Relacionamento; Estima; Autorrealização; Necessidade de saber e de entender e Necessidades estéticas.
    Maslow abandou aos poucos a sua pesquisa com animais para dedicar-se ao estudo com pessoas de personalidade saudável e avançou suas contribuições sobre a teoria da motivação. Deteve se mais na análise de pessoas autoatualizantes ou autorrealizadas e propôs um novo mecanismo de gratificação para elas.
    Onde a gratificação reduz qualquer desconforto, analisou ainda que em tais pessoas a gratificação aumente em vez de diminuir. Essa distinção gerou outra análise clínica da saúde-doença e Maslow desenvolveu uma diferenciação de espécies de prazer. Para o prazer causado pela gratificação de motivos baseados em deficiência, a gratificação gera um sereno alívio de tensão e “falta de motivação”. Na situação em que opera a motivação para o crescimento, não há clímax, não há momento orgástico, não há estado- fim. O crescimento é um estado que nunca pode ser satisfeito porque a pessoa, quanto mais tem, mais deseja.
    Essa distinção fez que o autor passasse daí por diante os fenômenos considerando se as pessoas são principalmente motivadas em base em deficiência (motivados D), se são motivados com base em crescimento ou motivados pelo ser (motivado S). Sempre que se refere a uma faculdade humana, Maslow a relativamente com d=base na dinâmica subjacente, ou seja, cognição D, cognição S, amor D, amor S etc.
    No núcleo das metanecessidades estão os valores do ser (valores S), que Maslow entende serem os mobilizadores de pessoas autorrealizadas.
    Maslow emprega um conceito de metanecessidade para refletir sobre a vida das pessoas nas organizações e propõe que se atentem as queixas que os colaboradores fazem. Segundo ele, elas são um bom indicador de nível de gratificação de necessidades.
    Conclusão
    O conceito de necessidades desenvolvido por Maslow possivelmente levou alguns autores a afirmar que a motivação é interna, ou seja, pertence ao mundo íntimo da pessoa; entretanto, há que considerar- se que ela se acha articulada as mundo exterior (onde se encontram os objetivos de satisfação dos desejos) e medida pela consciência (de si do outro) e pelas relações sociais, ou seja, não é possível falar- se em gratificação sem considerar a inserção e o relacionamento humano no mundo social.
    Em outras palavras não se sabe o que leva Maslow a crer que a autoestima , por exemplo, é uma necessidade, cuja privação a torna central no mundo íntimo das pessoas e mobilizadores de seu comportamento.
    Há que se valorizar, entretanto, sua contribuição para que se tenha uma visão de homem mais abrangente do que a proposta por Taylor ou pelos autores clássicos. Se na existe preponderância de necessidades, não cabe, portanto, tentar cunhar uma imagem piramidal, que alguns autores insistem em utilizar; há que se pensar quem um homem que lida com múltiplos anseios, capazes de mobilizarem, nas diferentes instâncias sociais da vida: a organização laboral, a família e a vida social..
    Maslow mostra de uma forma geral que precisamos conhecer as necessidades para melhor compreendermos o comportamento humano e utilizar a motivação como poderoso meio de melhorar a qualidade de vida das pessoas e das organizações.
    E mesmo com muitas críticas de estudiosos, sua teoria de motivação até hoje é levada em consideração para o desenvolvimento das pessoas.
    Erica e Franciele.
    Administração Opet 1ºC.

    ResponderExcluir
  14. O objetivo principal do nosso trabalho foi a motivação, e como ela é vital para o sucesso da organização, no cumprimento de seus objetivos, e como essa relação pode ser benéfica não somente para a empresa mais também para o trabalhador. Uma organização que quer um espaço no mercado hoje, deve ficar atenta ao estado psicológico, social, emocional de seus colaboradores e não somente o estado físico, apresentamos vários programa coerentes e práticos de motivação no trabalho e que são flexível, pois a varias espécies de organizações assim também temos varias culturas, e sub-culturas inclusas nesses meio.
    Fizemos um estudo sobre Elton Mayo, e sua contribuição a administração. E analisamos alguns fatores motivacionais em empresas do nosso dia á dia, e comprovamos que isso não é apenas teoria é uma realidade.

    Ps.: Quem quiser ver o artigo na integra é só entrar em contado pelo e-mail: Gilton.12@gmail.com

    Alunos: Erica, Franciele, Jessica, Taiane, Welinton.

    ResponderExcluir