terça-feira, 21 de junho de 2011

A PALAVRA É MUDANÇA

Nos dias atuais, nenhuma palavra tem mais importância para as organizações do que esta, a palavra mudança. Se avaliarmos toda a perspectiva contemporânea da administração com suas teorias: de sistemas, contingência, administração por objetivos e desenvolvimento organizacional, notaremos que a espinha dorsal em todas elas esta palavra mudança.


Qual é o motivo de tamanha importância sobre esta palavra? A resposta é simples, a concorrência está em níveis extremamente altos, falar de mercados globalizados já é inclusive um truísmo..., a inovação cada vez mais presente nas organizações como forma de buscar um diferencial competitivo (que atualmente não é duradouro...) ou mesmo de manter-se no jogo. Tudo isso cria um forte cenário de mudanças constantes.

Um forte exemplo de mudança é a China gerando impacto para o resto do mundo. Fortalecendo sua indústria interna e atraíndo indústrias que tenham interesse em se instalar por lá. Esta situação tem gerado grandes dificuldades aos industriais de diversos países, inclusive do Brasil. No caso brasileiro, isso fica mais latente devido a enorme carga tributária, portanto, ao invés de incentivarmos a indústria, nosso governo à repele. Há muita coisa por fazer neste país para que não sejamos um país apenas de agronegócio enquanto a china controla toda produção mundial.

Portanto, Ivete Sangalo poderia criar uma música sobre mudança, pois já é o tema do momento... Fica a sugestão.

7 comentários:

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
    O nome da empresa escolhida é “Curso de Línguas Estrangeiras Oyama”. É uma escola de idioma japonês para brasileiros e português para estrangeiros. Também oferece cursos de Mangá e Shojo (Caligrafia japonesa em pincel). É uma empresa familiar fundada em 1984 e está localizada no centro de Curitiba. Ela também trabalha com a vendas de livros didáticos e dicionários dos 2 idiomas.
    PÚBLICO ALVO
    O público alvo do curso de japonês são os descendentes, que querem manter as suas origens, ou que pretendem viajar ao Japão a turismo ou a trabalho. Também têm um público muito grande de não descendentes, que se identificam com a cultura, e profissionais que precisam utilizar o idioma no trabalho.
    O público alvo do curso de português são os empresários japoneses de empresas que possuem filiais no Brasil, como por exemplo: Nissan, Tokyo Marines, Mitsui, YKK, Sysmex entre outras. Para esses estudantes, a escola oferece uma espécie de assistência. Alguém vai buscar e levar eles no aeroporto, a escola procura um apartamento ou uma a “host family” para eles morarem. E também auxilia em toda parte de documentação, como por exemplo, identidade, CPF, CNH, conta bancária, contratar algum serviço, etc.
    FORÇAS
    Tradicionalismo, metodologia de ensino (individualizado), ótimos professores (nativos), localização de fácil acesso (parceria com estacionamento), convênio com empresas japonesas já citadas e nacionais (Assinantes da Gazeta do Povo, OAB, Denso do Brasil, Universidade Positivo, etc), assessoria aos estudantes japoneses, descontos e bolsas de estudo.
    FRAQUEZAS
    Alto custo dos serviços e produtos. Falta de diversidade dos serviços, por oferecer somente esses 2 idiomas. Obs: A escola já tentou implementar o idioma Inglês, porém não obteve sucesso, por se tratar de uma marca pouco conhecida e ter grande concorrência. A tecnologia. Apesar de possuir homepage e email, os cadastros de alunos, controle de materiais, vendas e biblioteca são anotados a mão. Também possui muitos materiais didáticos em fitas de VHS e K7, e poucos materias em CD e ou DVD. Pouca divulgação do curso.
    OPORTUNIDADES
    Novos convênios com empresas brasileiras e japonesas; com a economia crescente no Brasil, há a possibilidade de que empresas japonesas venham estabelecer suas filiais em Curitiba ou região metropolitana, fazendo com que os profissionais busquem pelo idioma japonês como segundo idioma depois do inglês. Programas do governo que oferecem bolsa no exterior e estudantes que procuram por intercâmbio no Japão.
    AMEAÇAS
    Crise econômica. Concorrentes (Escola Bunkyo, Celin, Kumon) e novos concorrentes que entraram no mercado com um diferencial (Wizard e Tomodachi). Rompimento dos convênios com as empresas. Substituição do ensino escolar pelo ensino virtual (aprendizagem online).
    CONCLUSÃO
    É uma empresa que apresenta uma baixa parcela no mercado, porém com um alto crescimento de mercado. Então está localizada no quadrante do ponto de interrogação. Acreditamos que essa empresa ainda vai existir daqui 5 anos. E se nós fossemos o dono ampliaríamos a estrutura física da escola, ou abriríamos até mesmo uma filial. Melhoraríamos a parte da tecnologia, informatização da escola e na parte de markting. Manteríamos os convênios com as empresas e buscaríamos por novos convênios, sempre mantendo qualidade no atendimento e excelência nos serviços.
    EQUIPE: Adriano O. Miranda, Felippe A. Cumin, Iago Asafh M. Ximenes, Rodrigo de Oliveira Elias

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  2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

    O atual ramo da trombini e a fabricação de caixas de papelão e sacos de papel. Um dos diferencias da trombini e que ela própria fabrica sua matéria prima reciclada.

    PÚBLICO ALVO

    O publico alvo da trombine são empresas que utilizam embalagens para colocarem seu produto pra mandar para facilitar o transporte e ter mais higiene.

    FORÇAS

    A força dessa empresa esta na tecnologia de ponta, pois recentemente trocou suas maquinas para desenvolver um produto melhor e mais rápido assim cumprindo o prazo de entrega dos clientes.

    FRAQUEZAS

    Umas das fraquezas e que ela compra seu papel virgem de uma concorrente, e também venda as chapas q são os principais para fazer às caixas as chapas são as mais difíceis de fazer e ela vende não deveria, pois assim aumenta sua própria concorrência.

    OPORTUNIDADES

    As oportunidades são grande, pois hoje o ramo de embalagem e um negocio que só cresse toda empresa precisa embalar seu produto assim isso a trombine disponibiliza a embalagem que atenda a necessidade do cliente tanto como caixas ou sacos.

    AMEAÇAS

    Há varias empresas desse ramo, pois e um mercado que cresce cada dia mais.

    CONCLUSÃO

    Concluídos q a trombine tem uma media fatia no mercado e no quadrante e uma empresa estrela, pois tente há crescer cada dia mais acreditamos que ela estará aberta com certeza daqui cinco anos e não mudaríamos nada pois é uma empresa bem estruturada.

    EQUIPE: Luís Alberto do Nascimento, Ygor Reis Müller, Fabio Tadeu Pimentel.

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  3. Empresa: ADM Esportes
    Atua na área de esportes onde aluga quadras para a pratica de futebol sintético.

    Forças: Tem uma participação local,preço baixo e forma de pagamento diferenciado.

    Faquezas: Sua localização é pouco favoravel,pois é em uma area residencial, e tambem é uma marca pouco conhecida.

    Oportunidades: Maior chance de crescimento, pois em um mercado abrangente, pois poucos presta este tipo e serviço, melhora de sua infrestrutura,abertura de escolhinha que a concorrente nao tem

    Ameaças: concorrencia muito perto do local de atuação , a infraestrutura,pois nao é um local coberto e fica sem clientes quando chove, estar localizada em uma area residencial.

    conclusao: É uma empresa de alto crescimento de mercado,e baixa parcela, se encontra no quadrante ponto de interrogação. Acreditamos que esta empresa estara aberta daqui cinco anos pelo fato que o ramo dos esportes sempre cresce.Se eu fosse o dono ampliaria a infraestrutura, faria uma loja de acessorios, abriria uma escolinha de futebol.

    Equipe: Luis henrique, Cristiane,Taiane Elias, Jessica Molena e mauricio.

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  4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA:
    A empresa escolhida é a "Lavanderia Royal Ltda” ; É uma empresa brasileira de Curitiba. Empresa que trás como serviço, lavar e passar roupas em geral, tapetes, cobertores e etc..
    É uma empresa familiar fundada em 1966 e está localizada no bairro Alto da XV em Curitiba.

    PÚBLICO ALVO:
    O público alvo são clientes de todas as classes, onde os olhos da empresa estão mais voltados para as classes: média alta e alta, clubes e hoteis por dentro de Curitiba.

    FORÇAS:
    Empresa tradicional e antiga, que trás confiança pelo tempo de existencia, um serviço diferenciado e bem detalhado com apanha e entrega a domicilio sem custo e com uma boa localização.

    FRAQUEZAS:
    Falta de tecnologia em relação de cadastro de clientes e rapidez no atendimento e um visual mais arrojado, apesar de já ser um empresa confiável, há muita concorrência nos dias de hoje, bem diferente de quando foi criada, e uma de suas maiores fraquezas é a falta de expanção da empresa, com novas filiais.

    OPORTUNIDADES:
    Por já ser uma empresa com nome no mercado, e já pelo tempo de sua existencia, conseguiria gerar lucros maiores, se tivesse fliais em locais estratégicos de Curitiba, para realizar apenas a apanha onde o processo de lavar e passar seria feito em sua matriz.

    AMEAÇAS:
    Novos concorrentes que entraram no mercado com um serviço diferenciado e com visual mais chamativo, crises econômicas que resultem em cortes de gastos nas familias e almento exagerados do preço dos produtos utilizados para realizar o serviço.

    CONCLUSÃO:
    Está no quadrante de interrogação, e tem uma pequena fatia de mercado, acreditamos que em 5 anos ela ainda estará no mercado, pelo fato de ser estável e sem dividas, mais se abrir filiais e mudar seu visual e tecnologia estará bem melhor do que hoje tendendo a crescer no mercado e ter um almento consideravel de lucros.

    EQUIPE: Allan de Melo André e Welinton Gilton dos Santos. ( 1º C - ADM )

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  5. Erica

    Descrição da empresa;A Ópticas Positiva LTDA é uma pequena empresa no ramo ótico que atua no município de São José dos Pinhais, e tem o propósito de ajudar as pessoas na correção de seus problemas oftalmológicos, através da confecção de óculos receituários; e também se preocupa com a proteção dos olhos, vendendo óculos de sol de diversas marcas.

    Força; A empresa tem como pontos fortes o atendimento diferenciado atendendo à domicílio quando necessário, possui outras empresas, profissionais capacitados e bem treinados.Produtos inovadores e preço acessíveis para todos, independente do poder aquisitivo.Além disso, está localizada em um ponto estratégico, pois encontra-se perto de consultórios oftalmológicos e não possui muitos concorrentes ao seu redor.

    Fraquezas; É uma empresa que faz pouco investimento na área de marketing, não divulga seus trabalhos.A propaganda é feita "boca a boca", um cliente vai passando para o outro e assim por diante. Seu sistema de informação é defazado pois acaba perdendo muitos dados do cliente.

    Oportunidades; Vejo a oportunidade de crescimento em produtos personalizados, onde o próprio cliente pode montar sua armação e também tem a opção de fazer marcações na lente com o máximo de caracteres.

    Ameaças; A principal ameaça que a empresa tem são os concorrentes.

    Concluindo; è uma loja pró-ativa e que tem mercado e concerteza ainda estará atuando daqui a 5 anos.Se nós fossemos as donas da empresa procuraríamos ouvir mais os atendentes, pois são ele que estão em contato direto com os clientes, ouvindo o que eles querem de diferente.Na matriz do BCG encontra-se no quadrante marcado em crescimento e expansão.

    EQUIPE: Erica,Franciele, Francily, Jucileni, Thais e Zaniérica.

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  6. A descrição da empresa: Vibe Class- estúdio de condicionamento físico.
    ginástica funcional sobre uma plataforma vibratória informatizada.

    Força: aula de 30 minutos sem intervalo,os benefícios são a melhora do condicionamento físico, definição muscular gasto calórico, visando melhorar a qualidade de vida dos seus alunos.

    fraquezas: tem que ter todo um cuidado para escolher o local apropriado,que tenha um público elitizado, pois o treinamento é de um custo elevado em relação as academias convencionais.

    Oportunidades:é uma empresa de grande potencial no mercado,pois seus gestores são bem organizados,suas metas são embazadas em pesquisas cienítficas, é dividida em vários setores que trabalham em harmonia.

    ameaças: pouca divulgação da empresa, poderia ser melhor.

    Conclusão: Se eu fosse a dona investiria pesado no marketing, fazendo um super divulgação,pois o grande diferencial da empresa é a plataforma vibratória e seu plano de aula.

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