sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Taylor x Chaplin, efeitos da revolução industrial

Como pensar em revolução industrial e não lembrar de Tempos Modernos de Charles Chaplin? Bom, é simples. O filme antológico de Chaplin, muito mais de que simplesmente um filme, é um protesto contra o período de exploração da mão de obra, bem como contra os impactos da revolução industrial. Este protesto contempla o próprio conceito Taylorista, chamado de administração científica, que para os trabalhadores gerava medo de demissões, surgindo então a vadiagem sistêmica. Mas, apesar das discussões e mudanças do período, foi notável a importância de Taylor para a administração, principalmente para os processos industriais.


Para os trabalhadores contemporâneos de Chaplin, com certeza, Taylor era um revolucionário que apenas criava problemas e, para os industriais, ele aumentava a receita e a produção da empresa.
 
Mas Taylor também pensava no trabalhador. A prova disso foi o sistema de pagamento por produção, que seria o fator de retribuição ao trabalhador por aumentar a produtividade.
 
Grandes mudanças aconteceram naquela época. O que seria das indústrias de hoje, como por exemplo a automobilística, que tem processos tão complexos, se não houvesse Taylor? Sem dúvida, Taylor nos trouxe uma grande contribuição.

contato: www.fabiofagundes.com / contato@fabiofagundes.com